Quer escolher o apartamento ideal? Veja essas 7 dicas!

6 minutos para ler

Quem vai escolher apartamento precisa atentar para diversos fatores que orientam uma boa decisão. Apesar de saberem disso, muitas pessoas ainda dedicam pouco tempo às análises e reflexões sobre o assunto.

Se você é uma delas e ainda não sabe por onde começar, não se preocupe. Para ajudar nessa tarefa, trouxemos 7 dicas com as quais você certamente vai acertar ao avaliar as opções de imóvel ideal. Anote todas para não esquecer!

1. Localização

A localização deve ser o primeiro ponto avaliado na procura de um apartamento para morar. Afinal, além de garantir que as necessidades da família sejam atendidas, a região também pode ser determinante para uma futura valorização do imóvel.

Tendo isso em mente, pesquise primeiro sobre a qualidade da infraestrutura presente e observe o tipo de bairro onde o empreendimento se localiza. Depois, é fundamental verificar se o apartamento escolhido tem proximidade com serviços e estabelecimentos comerciais básicos, como supermercados, bancos, farmácias, padarias e postos de gasolina.

Quem tem filhos pequenos deve dar preferência a bairros facilmente atendidos por escolas, hospitais e postos de saúde. Além disso, sempre é bom garantir contato com pontos de acesso para o transporte público de ônibus ou metrô.

2. Acabamento

Outro fator importante é a qualidade dos acabamentos e revestimentos usados nas áreas internas e externas do imóvel. Sobretudo, quem estiver de olho em um apartamento usado deve ter cuidado redobrado na hora de avaliar o estado de conservação das instalações, tubulações e estruturas em geral.

Se possível, agende uma visita para testar o funcionamento de registros e torneiras dos sistemas hidráulicos e de todas as lâmpadas e interruptores. Portas, janelas e fechaduras também devem ser avaliadas para determinar se estão em boas condições.

Caso não queira ter dor de cabeça com empreendimentos usados, a dica é optar por apartamentos recém-construídos ou vendidos ainda na planta. Dessa forma, você garante que o acabamento é novo e evita prejuízos com reparos ou reformas para uma nova decoração.

3. Diferenciais

Hoje é possível encontrar uma boa variedade de opções de apartamento em qualquer cidade ou região de sua preferência. Ainda assim, cabe destacar que os empreendimentos de destaque costumam ter um detalhe em comum: soluções inteligentes que garantem economia e um melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Se você quer morar com qualidade, deve ficar atento aos condomínios inteligentes que oferecem medição individual de água, luz e gás. Essa solução é vantajosa porque controla o consumo de recursos no edifício e, consequentemente, reduz o valor das contas mensais.

4. Vizinhança

Entender um pouco dos costumes de seus futuros vizinhos é importante para evitar problemas e arrependimentos com a escolha do apartamento. Para isso, você pode visitar a região do imóvel e conversar com pessoas que residem na mesma rua ou quadra onde o prédio está situado.

Se tiver oportunidade, vá também aos estabelecimentos locais para perguntar sobre os hábitos e atividades realizadas pelos moradores próximos. Aproveite o momento para observar o movimento de pessoas, o fluxo de veículos e ruídos gerados ao longo do dia.

Quanto mais diversificados forem os dias e horários de visita, mais fácil será entender o perfil da vizinhança. Caso tenha preferência por bairros mais tranquilos e silenciosos, a dica é buscar por apartamentos construídos em loteamentos residenciais. A vantagem é que diversas construtoras trabalham com esse tipo de empreendimento.

5. Segurança

Um bairro considerado seguro nem sempre garante proteção para determinado imóvel e seu entorno. É por isso que, para avaliar a segurança do local onde está o apartamento, você também deve dar atenção aos seguintes detalhes:

  • iluminação: os postes de luz são suficientes e bem distribuídos na rua? Esses elementos devem estar em perfeitas condições para que iluminem o entorno do apartamento durante o período noturno;
  • sinalização: como é feita a sinalização da rua local? Existem faixas de pedestre e placas? A sinalização de qualidade é fundamental para prevenir acidentes e orientar pessoas no uso dos espaços públicos;
  • visibilidade: o apartamento pode ser visualizado a partir de diversos pontos e ângulos da rua? É importante que vizinhos possam vigiar uns aos outros porque isso evita a ação de estranhos mal-intencionados.

Quem prioriza maior segurança dentro do imóvel deve procurar ainda por residências localizadas em condomínios, afinal, esses empreendimentos oferecem serviço de guarita 24h. Com o trabalho do porteiro, os moradores ficam mais tranquilos e não precisam se preocupar com o controle de acesso às áreas comuns e privativas.

6. Posição

A posição da unidade residencial no edifício também é um fator fundamental a ser avaliado na escolha do apartamento. Nesse caso, não estamos falando de andar mais alto ou andar mais baixo, mas sim da posição da moradia em relação ao trajeto solar. Veja como seria a escolha ideal em diferentes regiões do Brasil:

  • região norte: o clima no norte do país é quente e pede moradias que aproveitem melhor a sombra. Apartamentos com fachadas voltadas para o sul são os mais indicados porque não recebem tanto sol durante o dia;
  • região sul: o clima no sul do país tem estações bem marcadas e invernos mais rigorosos. A solução é optar por apartamentos com fachadas voltadas para o norte porque recebem luz natural equilibrada e constante.

Além da incidência de sol, é possível verificar o sentido dos ventos predominantes em cada região para determinar a escolha do melhor posicionamento de fachada.

7. Lazer

Alguns edifícios trazem variedade de lazer para todos os moradores dos apartamentos. Para quem procura diferenciais como piscina, academia e quadras esportivas, a solução pode estar em um condomínio completo com diferentes áreas de uso comum.

Caso não tenha essa possibilidade, você pode verificar se algum dos imóveis avaliados possui proximidade com praças, parquinhos e estabelecimentos dedicados ao lazer e entretenimento. Pense que uma região bem equipada permitirá a vivência de bons momentos e experiências em família.

Agora que sabe o que avaliar antes de escolher apartamento, pesquise também sobre as formas de aquisição existentes. Hoje mesmo você poderá encontrar financiamentos em empresas que oferecem valores e condições de compra acessíveis.

Preparado para procurar o imóvel ideal? Entre em contato com a gente para conhecer as opções de empreendimentos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário