Erros ao comprar imóvel: conheça 4 erros que te impedem de comprá-lo!

3 minutos para ler

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros e pode estar ao alcance de todos. Contudo, para isso, é preciso ter planejamento, disciplina e evitar erros ao comprar um imóvel. Tomando certos cuidados, você terá mais condições de se organizar para encontrar boas oportunidades, que se encaixem no seu perfil de investidor. Os erros descritos a seguir são pontos essenciais para qualquer pessoa que vai comprar um imóvel, seja na planta, novo ou antigo

Continue a leitura e conheça os erros mais comuns que podem impedir você de comprar seu imóvel!

1. Não definir metas claras

Para seguir com um plano consistente e que levará a atingir o objetivo de comprar um imóvel, é preciso ter metas claras e realistas de algumas questões práticas. Criar metas de quanto economizar a cada mês e definir um prazo para dar início ao processo de compra ajuda a manter o foco e a criar um planejamento financeiro que tornará real a possibilidade de adquirir um imóvel.

Para isso, também é importante que você já tenha em mente qual o tamanho e a faixa de valor que pode investir. Assim, terá a possibilidade de pesquisar imóveis em regiões de perfil compatível.

2. Não fazer um planejamento financeiro

Comprar sem ter um planejamento financeiro consistente é a maior causa de pessoas que perdem seus imóveis para credores. Em contrapartida, quem mantém um controle rígido sobre suas finanças pode conseguir quitar o financiamento do imóvel antes que o previsto.

Listar e racionalizar seus gastos, além de quitar dívidas, é o primeiro passo para organizar suas finanças pessoais. Além disso, para fazer o seu planejamento financeiro, você deve estabelecer metas de economia. Ainda, se possível, usar o que tiver para fazer outros investimentos, que podem ajudar a atingir suas metas mais rápido.

3. Não ter uma reserva de emergência

Vivemos cercados de incertezas e, infelizmente, muitas pessoas acabam por interromper o financiamento de um imóvel por perderem o emprego de forma inesperada ou para custear tratamentos médicos.

Por isso, manter uma reserva de emergência é como ter um seguro, para ter certeza de que nenhum imprevisto vai interferir no seu planejamento e colocar seu sonho em risco. Além disso, nada impede que essa reserva seja usada em investimentos seguros e de alta liquidez, deixando você mais perto de atingir suas metas de economia.

4. Não se informar sobre o mercado

Por fim, talvez, o principal erro que as pessoas cometem ao comprar imóveis é não se informar ao máximo sobre o mercado. 

Nesse sentido, os erros mais comuns são: 

  • não ter a paciência de analisar o mercado e pesquisar a fundo os imóveis e as suas condições (tanto as questões de acabamento, conservação e estrutura como as questões legais);
  • não pesquisar tipos de financiamentos e programas habitacionais (como o novo Programa Casa Verde e Amarela); 
  • não se informar sobre uso do FGTS para comprar imóvel;
  • desconsiderar taxas e outros encargos financeiros, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • não consultar profissionais especializados;

Se você chegou até aqui, com certeza, já está mais preparado e pode evitar esses erros ao comprar um imóvel. Então, continue a se informar aqui no blog, para que seu planejamento seja o mais consistente possível.

Agora, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? São só alguns cliques!

Você também pode gostar

Deixe um comentário