Na hora de comprar um apartamento novo ou reformar um antigo, muitas pessoas ficam na dúvida sobre o acabamento, principalmente em cômodos como cozinha e banheiro. São muitas opções, e nem sempre as pessoas acabam fazendo a melhor escolha.

Um dos acabamentos mais procurados para compor a decoração e, principalmente, valorizar o imóvel, o revestimento cerâmico apresenta grandes vantagens e muita versatilidade. Quer saber mais sobre ele? Então continue lendo este artigo para descobrir!

O que é revestimento cerâmico?

O revestimento cerâmico é um tipo de acabamento composto por uma camada de base, uma camada de fixação e outra camada, de acabamento, formada pelas placas cerâmicas. Esse conjunto é fixado nas paredes de alvenaria (ou concreto, dependendo do caso).

Quais os tipos de revestimento cerâmico?

Os revestimentos cerâmicos possuem uma grande variedade de materiais, aspectos estéticos e qualidade de acabamento. Geralmente, podemos dividi-los em três grandes grupos.

Cerâmica Comum

O revestimento de cerâmica comum é muito durável, e geralmente possui em sua composição argila e minerais. O material passa por um processo de queima de altíssima temperatura, o que confere resistência ao contato, incluindo resistência à absorção de água. É muito utilizado em pisos e paredes, principalmente em ambientes externos.

Porcelanatos

Os porcelanatos estão cada vez mais populares no Brasil. Produzidos a partir de um mix de porcelana e minerais, o porcelanato apresenta uma taxa a absorção de água praticamente nula, sendo extremamente resistente e com uma alta durabilidade.

Muito versátil e com uma infinidade de acabamentos estéticos, o porcelanato é uma ótima escolha para pisos e paredes em ambientes internos ou externos. Entretanto, dependendo do modelo escolhido, a recomendação pode ser de aplicação apenas em ambientes específicos, principalmente por conta do uso de placas polidas (para dentro de casa) e com características antiderrapantes (para o lado de fora).

Pastilhas

As pequenas pastilhas de cerâmica são muito utilizadas para aplicações estéticas e de decoração. Apresentam diferentes cores e formatos, ajudando a destacar uma área específica de um determinado ambiente. Além da cerâmica, podem ainda ser compostas por vidro, porcelanato ou em uma mistura de pedra, vidro e metal.

Por que utilizar revestimento cerâmico?

O revestimento cerâmico é uma das principais escolhas para o acabamento de um apartamento, principalmente em ambientes como as cozinhas e os banheiros. Isso ocorre porque ele é extremamente fácil de limpar e muito durável. Como apresenta uma taxa de absorção de água muito baixa, ainda facilita o processo de limpeza, podendo ser lavado.

Além da praticidade, o revestimento cerâmico ainda possui uma grande variedade de cores, formatos, materiais e acabamentos, se apresentando como uma das maiores possibilidades de decorar e revestir um apartamento do piso ao teto.

Na hora de escolher o seu acabamento, é fundamental optar por materiais de qualidade e que apresentem uma boa durabilidade, garantindo, assim, a vida útil do seu imóvel. Além disso, um revestimento cerâmico de qualidade pode valorizar muito o apartamento na hora de vendê-lo ou alugá-lo.

Para as cozinhas e os banheiros, não deixe de escolher os imóveis que apresentem revestimento cerâmico do chão ao teto, optando por uma empresa que trabalha com apartamentos nessa linha de acabamento.

Gostou do nosso artigo? Então não deixe também de conferir o nosso post sobre como montar uma cozinha americana bonita e funcional!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert