Ao adquirir o imóvel, uma das principais formas de facilitar o pagamento é financiar. Para tanto, o comprador contrata uma instituição financeira que pagará ao vendedor o valor definido, enquanto se responsabiliza pela quitação das parcelas indicadas no contrato. Porém uma das maiores preocupações é a possibilidade de ter o financiamento habitacional negado. 

Receber uma negativa da instituição financeira pode atrapalhar todos os seus planos, então é importante entender o que pode causar isso e como agir nessas situações. Ficou interessado? Então confira este post!

Quais os principais motivos para ter o financiamento habitacional negado?

Para entender o que fazer em caso de negativa do financiamento, é importante compreender quais os principais motivos para que isso aconteça. Veja!

Incompatibilidade de renda

Um dos pontos fundamentais no pedido de financiamento é a comprovação de renda. Isso acontece porque, ao liberar o financiamento, a instituição observa um limite em relação ao valor das parcelas: elas não podem comprometer mais de 30% do rendimento do comprador.

As prestações variam de acordo com a linha de crédito e o valor da entrada. Portanto, é importante verificar todos esses detalhes para ver se a renda comprovada é compatível. Além disso, tenha atenção aos documentos necessários para demonstrar os seus rendimentos, para evitar que o pedido seja negado mesmo quando você ganha o suficiente para arcar com as parcelas. 

Problemas cadastrais

É necessário entregar diversos documentos para análise da instituição financeira ao solicitar o financiamento. Eventuais irregularidades no cadastro, como pendências com a Receita Federal e inconsistências podem fazer com que o pedido seja negado.

Também é preciso ter atenção para entregar toda a documentação solicitada, que inclui documentos do vendedor e do imóvel para garantir a regularidade do negócio.

Comprometimento do perfil de crédito

Ao fazer a análise cadastral do comprador, a instituição financeira consulta o perfil de crédito. Portanto quem tem restrições, como a inscrição no SPC ou Serasa e registros de cheques sem fundos, não conseguirá ser aprovado.

Outro ponto importante é o score do comprador, que é uma pontuação atribuída ao consumidor que demonstra a probabilidade de ele se tornar inadimplente em um período de 12 meses. Quando a nota é muito baixa, o crédito pode ser negado. 

Como proceder se a instituição negar o financiamento?

Se o financiamento habitacional for negado, o primeiro passo é tentar entender o motivo para verificar se existem formas de resolver a situação. Problemas na documentação, por exemplo, atrapalham o negócio, mas podem ser resolvidos.

Se o negócio foi negado devido à renda comprovada, que não é suficiente para comportar as parcelas, uma alternativa é aumentar o valor da entrada. Assim, o saldo financiado diminui para que as prestações fiquem adequadas ao rendimento familiar. 

Caso não seja possível, você precisará procurar outras formas para quitar o imóvel ou aguardar um período para tentar novamente. Normalmente, após 6 meses as instituições financeiras já conseguem fazer uma nova análise da situação para liberar o crédito. 

Como evitar que o financiamento seja negado pela instituição?

Devido aos problemas que o financiamento negado pode trazer, o melhor é sempre prevenir. Existem algumas medidas que podem ser adotadas pelo comprador para aumentar as chances de aprovação. Veja só:

  • mantenha o seu nome limpo;

  • verifique o score de crédito;

  • separe a documentação necessária;

  • planeje o pagamento da entrada e demais taxas;

  • considere a sua capacidade financeira.

O importante é evitar alguma das situações que resultam na negativa da instituição financeira. Aqui, uma ótima forma de auxiliar o planejamento para ser aprovado é fazer simulações, que mostram valores de entrada e das parcelas para o financiamento.

Além disso, fique atento às condições do contrato de compra e venda. Eles costumam trazer regras sobre multas em caso de desistência, mesmo quando o financiamento é negado. Portanto leia atentamente e negocie os termos com o vendedor para ter mais segurança no negócio. 

Agora que você já conhece os principais motivos que resultam no financiamento habitacional negado e o que fazer nessas situações, siga as nossas dicas para se planejar corretamente e aumentar as chances de aprovação do seu pedido.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso às nossas dicas!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert