A compra de um apartamento é um passo muito importante na vida de uma pessoa. Além de representar um bem de alto valor, o novo imóvel também exercerá influência direta sobre a qualidade de vida dos moradores que vão ocupá-lo no futuro. Por isso, é essencial a avaliar a qualidade de um apartamento com muito critério.

Para te ajudar nessa missão, preparamos este post com 5 dicas imbatíveis! Confira:

1. O preço

A 1ª questão que você deve verificar é se o imóvel, de fato, condiz com a sua situação financeira. Para tanto, é indispensável fazer um levantamento que confronte as suas despesas mensais com a sua renda pessoal e com a renda de outras pessoas da família que possam contribuir com a compra.

Nesse sentido, faça a soma de todas as rendas que poderão ser utilizadas na aquisição do apartamento e subtraia do resultado as suas despesas. Se o saldo for positivo e suficiente para pagar as parcelas, ótimo. Caso contrário, você precisará pensar em medidas de economia.

Para conhecer as parcelas, verifique com atenção a tabela apresentada pela construtora, considerando tanto os pagamentos existentes durante a obra — se imóvel estiver na planta ou em construção — quanto às parcelas do financiamento após a entrega do imóvel.

Quanto maior for a folga entre o valor das parcelas e o saldo que você tem no orçamento, melhor é a qualidade do apartamento pelo ponto de vista financeiro.

2. A localização

A localização exercerá influência sobre 2 aspectos do apartamento:

  • o 1º diz respeito ao potencial que ele apresenta de valorização ao longo do tempo. Imóveis com boa localização valorizam mais do que os que têm localização ruim;

  • o 2º está relacionado à qualidade de vida dos moradores do apartamento. Quanto mais facilidades a localização oferecer, melhor será a vida de quem morar ali.

Portanto, verifique com atenção todas as características do bairro e da região onde o imóvel está. Considere na avaliação:

  • a qualidade as ruas;

  • a qualidade da iluminação;

  • a qualidade da estrutura de saneamento;

  • a oferta de transporte público;

  • e a disponibilidade de praças e de áreas verdes nos arredores.

Observe, também, se há a proximidade com bancos, escolas, padarias, farmácias, supermercados e outros tipos de comércios e de serviços que facilitem a vida diária.

Caso estas comodidades não estiverem no próprio bairro onde o apartamento está localizado, avalie se há possibilidade de acesso fácil a elas na região.

3. O estado de conservação

Muitas vezes, as pessoas preferem comprar imóveis usados, acreditando que assim conseguirão fazer bons negócios por valores mais baixos. De fato, essa possibilidade existe, mas é preciso ter muito cuidado antes de fechar a compra.

Portanto, verifique com muita atenção todos os detalhes do apartamento e do próprio prédio onde ele está localizado. Observe se não há manchas nas paredes que denunciem infiltrações e se a pintura está em bom estado de conservação.

Procure trincas que possam denunciar problemas estruturais e inspecione os pisos de todos os cômodos. Faça o mesmo com portas, janelas e armários. Teste todas os ralos e as torneiras e, também, a parte elétrica.

É preciso ficar atento para todos os detalhes. Afinal, uma aparente economia na compra de um imóvel usado pode não ser compensadora caso você tenha que gastar com reformas e com consertos no futuro.

Vale ressaltar que qualidade de um apartamento novo, na planta ou em construção é muito maior nesse aspecto. Além desses tipos de imóveis serem entregues ao comprador em perfeitas condições de uso, eles têm garantia da construtora — o que também assegura que não haverá despesas caso algum reparo tenha que ser feito.

4. A segurança

Nos dias de hoje, os aspectos relacionados à segurança são extremamente importantes. Por isso, valorize bastante todos os itens de segurança que o imóvel tem a oferecer.

Condomínios fechados, que oferecem estrutura de segurança — como interfones e guarita para porteiro durante as 24 horas do dia — devem merecer especial atenção. Tenha em mente que esses itens oferecem segurança efetiva, evitando que os marginais tenham sucesso nas tentativas de invasão, e ainda espantam os bandidos, que preferem agir em locais desprotegidos.

5. A área de lazer

Os condomínios fechados de alto padrão oferecem completa infraestrutura de lazer para todos os membros da família — o que é um item de qualidade muito importante em, pelo menos, 4 aspectos.

O 1º é mais evidente e está relacionado às possibilidades de diversão e de descanso constante durante todos os dias da semana, o ano todo.

Afinal, em um condomínio fechado que dispõe de quadras, piscinas, playgrounds, salões de festas, espaços gourmet, entre outros privilégios, é possível usufruir de momentos de descontração com a família e com os amigos a qualquer momento.

Não é preciso esperar o fim de semana para ir ao clube para encontrar o lazer. Basta descer para a área comum e encontrar toda a infraestrutura disponível para ser utilizada.

Outro aspecto importante diz respeito à segurança e reforça o que foi dito sobre o assunto no item anterior. Como ninguém precisa sair do condomínio para se divertir, as pessoas ficam menos expostas aos riscos da cidade. Esse é um ponto ainda mais importante para as famílias que têm crianças e adolescentes.

Ora, como toda a estrutura de lazer está disponível, não há a necessidade de enfrentar o trânsito da cidade para se divertir. Esse também é um aspecto que merece destaque, uma vez que é muito comum as pessoas saírem em busca da diversão e voltarem mais estressadas do que saíram após enfrentarem as longas distâncias e os engarrafamentos das cidades.

Por fim, vale destacar que uma boa área de lazer favorece as relações pessoais, tanto com as famílias, quanto com os amigos e com os vizinhos. Essa possibilidade de socialização no próprio espaço do condomínio é um privilégio muito especial, ainda mais para as crianças e para os adolescentes.

Com a possibilidade de interagir nas brincadeiras com outros jovens de mesma idade, o público infantil e juvenil acaba desenvolvendo um sentido de pertencimento ao lugar, o que é de grande importância para o desenvolvimento social e emocional do indivíduo.

Agora que você já conhece os itens que garantem a qualidade de um apartamento, siga a Via Sul no Facebook e no Instagram e continue por dentro das nossas novidades!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert