Meu nome é Carla e sou casada com o Elísio há três anos. Durante esse tempo, preferimos morar de aluguel, pois queríamos alcançar uma boa estabilidade e pesquisar muito antes de comprar a nossa casa própria.

Por ser algo muito importante para nós, decidimos que gastaríamos um pouco mais de tempo pesquisando, fazendo análises e verificando todas as etapas do processo de ter a nossa nova casa. Assim, precisaríamos lidar com o mínimo de contratempos e surpresas possível.

Mas sempre ficamos em dúvida sobre um aspecto: é melhor adquirir um imóvel novo ou usado? Bom, continue lendo este texto e você vai descobrir qual opção escolhemos e quais as vantagens de adquirir cada uma dessas opções.

Iniciando o sonho da casa própria

Antes de contar sobre a nossa dúvida principal, acho interessante explicar como nos planejamos para finalmente realizar o sonho de ter o nosso próprio canto. Quando eu e o Elísio nos casamos, já queríamos ter uma casa própria, mas sabíamos que essa não é uma aquisição nada barata.

Por isso, começamos a nos planejar financeiramente para esse sonho: decidimos morar de aluguel por um tempo, para juntarmos o valor necessário para escolher o lugar ideal. Além disso, meu marido pretende usar o valor do FGTS para dar entrada na casa.

Também utilizamos esse período para pesquisar bastante sobre os modelos de financiamento que poderíamos obter. Afinal, era importante encontrar uma forma de fazer com que as parcelas não ocupassem grande parte do nosso orçamento.

Assim, optamos por um modelo que se adaptava à nossa condição financeira. Ainda assim, ficamos em dúvida se valeria mais a pena escolher um imóvel novo ou se seria mais vantajoso optar por um já usado.

Antes de tomarmos uma decisão conversamos muito com amigos e familiares que já tinham comprado a sua casa própria, tanto usada quanto nova. Perguntamos como foi o processo e quais as vantagens e desvantagens que eles observaram pelas suas experiências.

Para encontrar a resposta, acabamos fazendo longas pesquisas e análises, além de levantar as vantagens de adquirir cada um dos tipos de imóveis. No próximo tópico, vou explicar o que eu e meu marido conseguimos reunir de informações.

Imóvel novo ou usado: qual o melhor?

Eu e o Elísio começamos a pesquisar sobre as vantagens de comprar uma casa nova ou usada. Eu, automaticamente, me interessei em ter um modelo recém-saído da planta, enquanto o meu marido preferia um imóvel usado. Nisso, começamos a discutir sobre qual seria o melhor para os nossos gostos e condições.

Imóvel novo

Contei para ele que uma casa nova tem um melhor estado de conservação, já que ninguém teria morado nela antes e estaria recém-construída. Com isso, não precisaríamos gastar com reformas ou reparos na casa.

Outro benefício de comprar uma casa nova é a sua valorização. Caso optemos por vendê-la ou alugá-la no futuro, ela certamente valerá mais do que um modelo mais antigo.

Se decidirmos ir para um condomínio, teremos a vantagem de encontrar boas opções por um preço mais em conta. Também teremos uma infraestrutura nova e moderna, que atenderá às nossas necessidades de segurança e lazer.

As plantas encontradas também são atraentes, já que contam com uma arquitetura mais moderna e condizente com as necessidades atuais dos moradores. Muitas construtoras ainda permitem certas modificações, deixando o espaço com a cara dos compradores.

Desvantagens

Entretanto, também existem algumas desvantagens nesse modelo de casa, como ter um valor 30% mais alto do que uma casa usada, por exemplo. Além disso, casas novas costumam ter um tamanho menor do que imóveis mais antigos.

Outra desvantagem desse tipo de casa é que as paredes costumam ser mais finas, o que as tonam mais frágeis e com maior facilidade de transpassar barulhos de dentro e fora do imóvel.

Imóvel usado

Meu marido me explicou que comprar um imóvel já usado nos permitiria ter uma casa ou apartamento com uma melhor localização. Além disso, pegar uma casa que não esteja na planta também nos daria uma visão realista de como é o imóvel e se ele realmente atenderia às nossas necessidades.

Outro benefício são os preços, pois costumam ser menores do que comprar um apartamento novo ou na planta. Além disso, seria mais fácil a negociação para um tipo de financiamento que realmente nos beneficiaria.

Desvantagens

Apesar dos benefícios que Elísio me mostrou, percebemos que existem algumas desvantagens com os modelos de imóveis usados, como as condições do local, que podem requerer gastos com reparos ou reformas.

Outro problema pode vir na hora de receber a documentação do imóvel, já que ela poderá estar incompleta. Isso dificultaria bastante o processo de financiamento.

Assim, expomos nossos pontos sobre comprar um imóvel usado ou novo, e acabamos optando por um recém-construído. Em todas as nossas discussões, vimos que, apesar de um pouco mais caro, nos permitiria ter uma maior segurança e até mesmo uma opção de personalização de alguns ambientes.

É hora da mudança

Com a decisão feita, começamos a pesquisar em algumas construtoras os melhores modelos de casas novas para financiar. Encontramos na ViaSul a opção perfeita e resolvemos fazer um financiamento.

Eles nos ofereceram diferentes modelos de crédito, além de nos dar apoio em todas as etapas da compra do imóvel. Todos os projetos da empresa contam com um estilo próprio, além da possibilidade de personalizar alguns cômodos, caso optemos pelo financiamento de uma casa na planta.

A ViaSul está presente em nove estados brasileiros, além de a empresa atuar há mais de 13 anos no mercado imobiliário, o que nos deu mais segurança para fazer a escolha. Ela ainda oferece a possibilidade de financiamento pelo Minha Casa Minha Vida, uma ótima maneira de conseguir o sonho da casa própria sem comprometer nosso ganho mensal.

Com tudo o que contei por aqui e avaliando as vantagens e desvantagens de adquirir um imóvel novo ou usado, espero que você também possa realizar o seu sonho da casa própria com mais confiança.

Gostou da minha história? Que tal você começar a sua? Entre em contato com a ViaSul e confira as oportunidades de financiamento e imóveis que ela pode oferecer para você!

Powered by Rock Convert