Muita gente negligencia os banheiros e lavabos na hora de decorar o apartamento. Acontece que, mesmo sendo espaços de curta permanência, eles também fazem parte do todo e, por isso, devem estar à altura do estilo escolhido para a composição das outras áreas da residência.

Neste post, traremos 8 dicas especiais de decoração para banheiros clean. Com elas, você não só terá um ambiente mais sofisticado, como também ganhará amplitude visual! Ficou interessado? Então, continue a leitura!

1. Cores neutras

As cores leves e neutras são preferência quando o assunto é arquitetura de interiores moderna, minimalista ou clean. Afinal, elas criam uma base simples para que detalhes em diferentes cores e materiais possam ser trabalhados sem gerar excesso de informação.

O ideal é utilizá-las nas principais superfícies do banheiro, que são os pisos, as paredes e o forro. Mas você não precisa ficar no branco puro. Existem outras cores suaves, como cinza-claro ou bege e, ainda, os famosos tons pastel, como lilás, verde-água e azul-turquesa. O importante é que tudo seja bem clarinho para harmonizar com o estilo.

2. Poucos acessórios

Clean remete a algo limpo, puro e asseado. Logo, de nada adianta criar um fundo neutro se você preenchê-lo com diversos objetos decorativos, cada um com diferentes cores e formatos. Entenda que não é necessário adquirir muitos acessórios para manter o ambiente bonito e agradável.

Em vez disso, mantenha no local apenas elementos funcionais, ou seja, aqueles que têm alguma função específica no banheiro. Pode ser uma lixeira de inox, um cesto de palha para roupas ou um jogo de toalhas devidamente organizado.

A simples diferença de texturas e tonalidades presente nesses itens já cria um efeito legal, e você ainda tem o bônus de economizar dinheiro com artigos supérfluos.

3. Estampas retilíneas

No desejo de incluir um toque a mais de cor e alegria, você pode adicionar tapetes ou até uma cortina para box com estampas. Mas cuidado: os desenhos devem ser simples e, de preferência, compostos por linhas retas. Estas ajudam a manter o visual simples, que é a principal proposta do tema decorativo em questão.

A mesma recomendação vale quando você for trabalhar com revestimentos. Hoje, muita gente gosta de complementar as paredes ou pisos do banheiro com azulejos ou pastilhas, geralmente formando figuras ou mosaicos. Se você aderir à ideia, procure utilizar os materiais apenas para criar linhas retas, no sentido horizontal ou vertical.

4. Armários compactos

O gabinete ou armário é item essencial na decoração para banheiros clean porque mantém tudo devidamente organizado. Seguindo a mesma ideia das estampas, procure escolher um modelo com design retilíneo e que traga pouco ou nenhum ornamento no acabamento. Novamente, quanto mais simples, melhor.

Aproveite a presença do móvel para guardar produtos de higiene e de beleza usados pela família inteira. Quando ficam à mostra, esses itens geram poluição visual desnecessária. Se faltar espaço para armazenar tudo, o ideal é guardar parte dos produtos em outro cômodo, que pode ser o quarto dos moradores.

Outra possibilidade é investir em um jogo de pequenos nichos. Eles podem ter a mesma tonalidade das paredes e serem usados como apoio de alguns itens que ficarem fora do seu armário.

5. Flores e folhagens

Os espaços clean são conhecidos pela falta de ornamentos e acessórios. Tanto que, muitas vezes, os próprios elementos funcionais cumprem o papel de itens decorativos. Inspirado nessa ideia, aproveite para incluir alguns vasos com plantas para ambientes internos no seu banheiro.

Flores e folhagens adicionam cor e mantêm a atmosfera local mais fresca. Algumas espécies, inclusive, ajudam a purificar o ar, o que é um ponto positivo em espaços que costumam sofrer com variações de temperatura — devido a umidade, calor e vapor do chuveiro.

E não precisa se preocupar com a manutenção das plantinhas. Muitas delas se dão bem com áreas molhadas, desde que tenham acesso a uma janela que permita a entrada da luz natural todos os dias.

6. Espelho grande

Presente na maioria dos banheiros, o espelho é um excelente recurso para ampliar e valorizar um espaço pequeno. Combinado com as cores neutras da decoração clean, esse efeito é potencializado. A dica é sempre investir em peças grandes, que possam ocupar uma parede inteira ou, pelo menos, metade dela.

Para manter a continuidade visual e a impressão de que o espelho se integra às superfícies, o ideal é que ele tenha bordas chanfradas. Esse tipo de acabamento consiste em criar uma espécie de dobra no contorno da peça, que pode ficar para frente ou para trás. A vantagem é que não há necessidade de colocar moldura.

7. Box transparente

O box deixou de ser apenas um item de proteção para conter a água utilizada no banho. Hoje, seu material e formato também é escolhido considerando o estilo presente nos banheiros. Na composição com pegada clean, os modelos de vidro transparente — liso ou fosco — e de acrílico são perfeitos.

Para quem tem espaço de sobra ou deseja um projeto diferenciado, a dica é apostar em uma parede de tijolo transparente. A peça mostra e esconde ao mesmo tempo, criando um efeito interessante sem fechar totalmente o espaço.

Outra opção que vem sendo muito utilizada é o box feito com parede de cobogós brancos. As pecinhas — que podem ser concebidas em diversos formatos — são vazadas e por isso ajudam a manter a continuidade visual.

8. Luz branca

Cores neutras + luz branca = aparência clean. Você deve saber que existem lâmpadas variadas e que uma das principais características que as diferenciam é a cor da luz emanada no ambiente, certo?

Pois bem, a cor branca é a mais indicada nesse caso. Ela não só cria uma atmosfera homogênea, como também amplia visualmente. Na hora de comprar a lâmpada, considere levar modelos de LED que são mais eficientes e não aquecem. Assim, você decora e ainda consegue reduzir gastos na conta de energia.

Viu como é fácil montar uma decoração para banheiros clean? Esse talvez seja um dos estilos mais práticos de se colocar em prática devido a sua simplicidade e baixo custo.

Para mais conteúdos como este, siga e acompanhe o perfil da ViaSul Engenharia no Facebook!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert