Você sabe o que são objetivos e o que são metas? Sabe diferenciar um do outro? Vamos fazer um teste! Você tem como objetivo comprar sua casa daqui a 5 anos? Ou então, tem como meta emagrecer? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, sinto em informar que você não sabe a diferença entre metas e objetivos.

As metas e os objetivos estão diretamente interligados e são extremamente importantes para que você realize seus sonhos e tenha sucesso em várias áreas da sua vida. Por isso, nesse post, explicaremos as diferenças entre metas e objetivos, além de como alcançá-los. Não deixe de conferir!

O que são objetivos?

Objetivos podem ser definidos como o lugar a que deseja-se chegar ou as coisas que se deseja alcançar ou realizar. Fazer uma faculdade, emagrecer, ter um bom emprego, casar, ter filhos, viajar e comprar um imóvel são exemplos de objetivos.

O que são metas?

As metas são tarefas específicas que, se cumpridas, fazem com que os objetivos sejam alcançados. Por isso, elas são temporais e precisam de prazos estipulados. Em outras palavras, as metas são um conjunto de passos que o ajudam a chegar a seu objetivo.

Um exemplo prático dessa relação entre metas e objetivos é emagrecer. Você já sabe que emagrecer é um objetivo e, agora, precisa definir os passos para alcançá-lo, ou seja, definir as metas. Uma delas pode ser ir à academia todos os dias da semana.

Outra pode ser se alimentar de forma saudável, evitando açúcar e frituras. Como falamos, as metas são temporais e precisam de valores definidos. Sendo assim, o último passo é definir a quantidade de quilos que deseja-se emagrecer e um espaço de tempo para fazer isso.

Se você for à academia todos os dias e se alimentar de forma saudável e equilibrada, provavelmente vai conseguir emagrecer a quantidade de quilos desejados, no tempo desejado. Ou seja, metas são as especificações quantitativas dos seus objetivos.

Como estipular metas?

As metas podem ser divididas de acordo com o prazo estipulado, que pode ser curto (até 2 anos), médio (de 2 a 5 anos) ou longo (5 a 15 anos).

Além disso, existe um sistema para alcançar metas que é chamado de S.M.A.R.T. Cada uma dessas letras tem um significado e simboliza um conceito que deve ser utilizado no momento de estipular uma meta.

S — Specific: A meta deve ser específica, evitando ambiguidades e dúvidas. Deve ser definido o que fazer, onde fazer, porque fazer e como fazer;

M — Measurable: A meta deve ser mensurável, pois só assim é possível saber se ela foi alcançada ou não (e, nesse caso, quanto ainda falta). Portanto, saber quanto algo custa ou quantos quilos faltam para atingir a meta, por exemplo, é essencial;

A — Attainable: A meta precisa ser alcançável, pois, se ela for impossível, você só ficará desmotivado — e, se for muito fácil, você não terá grandes resultados. O ideal é estipular metas que demandem esforço e comprometimento, mas que possam ser alcançadas;

R — Relevant: A meta precisa ser relevante, caso contrário, você não terá motivo para se dedicar a ela e não se empenhará;

T — Time-bound: A meta deve ser temporal, ou seja, deve possuir prazo delimitado para cada uma das etapas pensadas.

Como cumprir as metas?

Após definir as metas desejadas e seus detalhes — quantidade e tempo —, é chegada a hora de realizá-las. Para alcançar um objetivo, é imprescindível esforço e foco. Por isso, realizar as metas é a parte mais difícil e também a parte mais importante. A seguir, reunimos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa:

Faça um planejamento

Para se alcançar qualquer coisa na vida, o primeiro passo é planejar. Você definiu os objetivos e as metas necessárias para alcançá-los. O planejamento é o próximo passo dessa jornada. Por meio dele, você define como alcançará sua meta.

Se você deseja comprar um imóvel (objetivo), você precisa pesquisar o valor dos imóveis que têm as características que você deseja. Você também precisa fazer um controle dos seus ganhos e despesas mensais e, com isso, calcular em quanto tempo conseguiria juntar a quantia necessária, seja para a entrada do imóvel ou para comprá-lo a vista.

Contudo, o planejamento não acaba aí. É preciso decidir onde o dinheiro será colocado. Se será investido ou não. Muitas vezes, também é necessário redefinir as prioridades cortando gastos considerados supérfluos e, assim, conseguir poupar mais.

Mantenha-se focado

Ter um foco é dizer sim para uma coisa e não para todas as outras. Não se distraia do seu objetivo e nem das suas metas. Continuando o exemplo da compra de um imóvel: você está poupando para comprar um imóvel e aparece uma superpromoção para comprar um carro. O que você faz? Não compra o carro!

Afinal, o foco é colocar sua energia e prioridade em um objetivo e não parar até realizar todas as metas que o levarão até ele. Para que você não perca o foco, sempre que aparecer uma tentação, é importante lembrar porque você tem aquele objetivo ou sonho e como vai se sentir quando alcançá-lo.

Dedique-se e prepare-se para as oportunidades

Em outras palavras, mantenha-se firme, estude, trabalhe e lute para continuar realizando as metas e finalmente alcançar seu objetivo. Fique atento constantemente, pois oportunidades aparecem e é importante saber aproveitá-las.

Ainda no exemplo de comprar um imóvel, a dedicação pode estar presente tanto no trabalho árduo para conseguir uma quantia maior, na hora de poupar o dinheiro ou na hora de pesquisar os imóveis em busca de boas oportunidades.

Não desista

Realizar metas não é um caminho fácil, mas é importante que você não desista quando as dificuldades vierem ou se, em algum momento, você não conseguir alcançar os resultados esperados. Reflita e observe sempre o que precisa ser melhorado ou mudado e, quando necessário, tente novamente e recomece. Pense que, cada vez mais, você está perto do seu sonho.

Alcançar um objetivo não é uma tarefa fácil. Para isso, é importante cumprir todas as metas estipuladas e, assim, dar todos os passos no caminho para o alvo almejado. Seja para emagrecer, conseguir um trabalho ou comprar um imóvel, a receita é a mesma.

Gostou de conhecer a diferença entre metas e objetivos? Aproveite esse texto, pegue uma folha e escreva seus objetivos e as metas necessárias para alcançá-los. Compartilhe também o texto em suas redes sociais para que seus amigos saibam o que são e como alcançar seus objetivos!