Olhando para o meu passado, eu realmente achava que não conseguiria realizar o meu sonho de atingir a independência e ter meu próprio cantinho bem perto da faculdade. Achava que isso era algo impossível com o que eu ganhava na época, mas consegui dar a volta por cima e hoje estou bastante feliz com o meu apartamento.

Quer saber como eu conquistei o meu primeiro apartamento? Então, fique bem confortável na sua cadeira, sofá ou cama e confira a minha história de como consegui sair da casa dos meus pais e ter a minha própria casa, mesmo ganhando pouco.

Como eu era antes de ter a minha própria casa

Antes de qualquer coisa, devo me apresentar: meu nome é Erick, tenho 27 anos e morava em uma cidade no interior de São Paulo. Vivia com os meus pais em uma casa muito confortável, mas, apesar de ser bastante feliz por lá, sentia vontade de ter o meu próprio cantinho.

Queria um espaço que eu pudesse personalizar com o meu estilo, fazer sociais com meus amigos no final de semana ou só passar um domingo à noite assistindo séries na Netflix sozinho.

Isso era algo que me incomodava bastante, pois sentia que eu não tinha privacidade ou liberdade para fazer as mudanças que eu queria no meu quarto ou no restante da casa — afinal, o local era deles e precisava de aprovação para isso.

Eu também estava noivo na época, e queríamos nos casar logo. Para isso, precisava ter um local pra gente, já que morar com os meus pais ou com os da minha noiva estava fora de questão.

Então, decidi que queria fazer faculdade na capital, ou pelo menos na região metropolitana, e alugar um apartamento que atendesse às minhas necessidades e ficasse perto de onde eu iria estudar.

Porém, existia uma grande dificuldade: eu trabalhava como atendente de um restaurante e não ganhava o suficiente para me manter em uma cidade maior, que teria os custos mais altos, principalmente relacionados à moradia e alimentação.

Como criei um plano de ação

O primeiro passo foi resolver a minha questão financeira: como eu conseguiria financiar o meu primeiro apartamento ganhando tão pouco? Foi aí que eu descobri algumas técnicas para fazer o meu dinheiro render mais e, então, conseguir um cantinho para mim.

Comecei analisando todos os gastos mensais que eu tinha e poderia ter morando sozinho, como despesa de energia e água, compras do mês e investimentos no meu lazer. Depois disso, verifiquei o que poderia ser cortado ou adaptado para caber em um orçamento mensal menor.

Como já tinha o sonho de morar sozinho há um tempo, juntei dinheiro o bastante para criar uma reserva de emergência. Assim, caso eu ficasse desempregado, ou se meus gastos ainda estivessem muito altos com relação aos meus ganhos, eu poderia utilizar esse dinheiro para me sustentar por pelo menos 6 meses.

Além disso, também pesquisei melhor sobre como funciona o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida. Com ele, eu poderia pagar parcelas menores do que um aluguel, além do valor ser adaptável com os meus ganhos (as parcelas não devem ultrapassar 30% dos ganhos mensais do proprietário).

Caso, por algum motivo, o interessado fique sem dinheiro o suficiente para pagar as parcelas do financiamento, é possível utilizar o fundo obrigatório para continuar com o contrato até que consiga se restabelecer.

Entretanto, é preciso ficar ciente de que esse valor deverá ser pago posteriormente ao final do contrato, como se fosse um novo empréstimo para conseguir continuar aderindo ao programa.

Renda extra

Mesmo tomando todas essas medidas, percebi que talvez pudesse passar por algum tipo de aperto. Por isso, comecei a procurar formas de ganhar uma renda extra, complementando, assim, a minha renda e permitindo que eu tivesse mais dinheiro para pagar as contas e até mesmo engordar a minha reserva.

Um dos hobbies sempre foi escrever, então comecei a fazer alguns trabalhos como redator freelancer nas horas vagas. Consegui ganhar uma boa quantia mensalmente, mesmo apenas dedicando as noites e os finais de semana para esse trabalho extra.

Sonho realizado

Assim, consegui encontrar um bom apartamento na capital que atendesse às minhas necessidades e que fosse localizado perto da minha faculdade. Consegui deixá-lo do jeito que eu queria, sem me preocupar com aluguel ou permissão de terceiros.

Caso eu decida me mudar para outro local, poderei vender ou alugar o apartamento para outras pessoas. Nesse caso, terei mais uma fonte de renda extra que me ajudará a me manter em outro endereço.

Eu e minha noiva estamos muito felizes na casa nova, já estamos começando os preparativos para o casamento e já até estamos “treinando” como criar filho, pois adotamos um cachorrinho bem travesso que corre pelo apartamento o dia todo.

Nada disso seria possível sem que eu pudesse contar com empresas sérias do ramo que me deram todo o suporte para entender o melhor tipo de apartamento para mim e quais as opções de financiamento.

Como conheci a ViaSul Engenharia

Um personagem que me ajudou bastante na realização do meu sonho foi a ViaSul Engenharia. Com eles, consegui encontrar um apartamento que atendesse ao que eu precisava e por um bom preço. Ainda pude utilizar o financiamento do Minha Casa Minha Vida, o que me ajudou a ter maior estabilidade para pagar as parcelas que cabiam no meu bolso, além de ter todo o suporte por parte da construtora.

A Viasul Engenharia atua no ramo há mais de 13 anos e já tem mais de 30 mil imóveis entregues e em desenvolvimento. Além disso, eles estão presentes em mais de 10 estados brasileiros.

A empresa conta com profissionais experientes que auxiliam seus clientes em todas as etapas de financiamento e compra dos imóveis. Assim, o comprador sempre terá à sua disposição as melhores propostas e auxílio para tornar o procedimento mais rápido. Além de poder comprar o seu apartamento 100% online, a plataforma é 100% segura, da aprovação de crédito até a assinatura digital do contrato!

Outro diferencial da ViaSul Engenharia são os projetos de casas e apartamentos, que são pensados de maneira a criar ambientes inteligentes e modernos, além de um estilo próprio e perfeito para todos os tipos de família.

Viu como consegui realizar o meu sonho de ter o primeiro apartamento apenas me planejando e pesquisando sobre as melhores opções de financiamento para o meu bolso?

A ViaSul também quer ajudar você a realizar o seu sonho da casa própria e, para isso, oferece diversas opções de financiamento para os nossos imóveis, localizados em diferentes partes do país.

Entre em contato agora mesmo e encontre o apartamento ou casa ideal para ficar livre do aluguel!

*Nota: o personagem, assim como a história apresentada neste texto, é fictício.

Powered by Rock Convert