Depois da compra do tão sonhado apartamento próprio, novas preocupações começam a surgir, como a decoração e a disposição dos móveis no ambiente. Muitas pessoas se preparam apenas para a fase de compra do imóvel e, na hora de decorar, passam por dificuldades. Mas não se preocupe! Neste post, separamos algumas estratégias que você poderá adotar para mobiliar apartamento sem gastar tanto.

Usando a criatividade e, principalmente, muito planejamento, você conseguirá ajustar a compra dos móveis e eletrodomésticos fazendo com que caibam no seu bolso. Quer ver? Descubra agora as 6 melhores dicas para economizar com a mobília e decoração do apartamento!

1. Comece planejando o espaço

Planejar cada espaço no ambiente deve ser a primeira etapa. Então, comece pela metragem de cada cômodo do apartamento, fazendo um desenho no papel, como em um projeto. Pegue também a medida dos móveis que deseja para simular a disposição deles no ambiente. Isso é importante pois te dará uma noção melhor de como ficará o espaço de cada cômodo e evita gastos desnecessários com uma mobília que não cabe e/ou harmoniza adequadamente com o ambiente.

2. Elabore uma lista para pesquisar preços

Depois de mensurar seu espaço, dedique-se a preparar uma lista com todos os móveis e eletrodomésticos que precisa. Nesta etapa, é importante que você defina os modelos, medidas, cores e quais são suas prioridades. É recomendado também deixar um espaço na lista para anotar os valores mínimos e máximos encontrados, assim, você terá uma média de preços mais confiável. Com a lista pronta, é hora de pesquisar os preços!

Com a ajuda da internet, hoje você não precisa mais gastar energia e horas de caminhada. Use a ferramenta a seu favor e faça toda — ou pelo menos a maior parte — da pesquisa online. Assim, você não precisa sair do conforto da sua casa e conseguirá cobrir uma área muito maior de pesquisas. Você pode usar sites de busca, como o Google Shopping, e sites de comparação de preços, como o Buscapé, e em um único dia, conseguirá formar uma boa base de dados.

Mesmo que você queira comprar um móvel ou eletrodoméstico um pouco mais caro, não desista dele ainda! Fique atento ao calendário e épocas de liquidação, como Black Friday, para aproveitar a chance e poder comprá-lo. Além disso, existem sites de compras coletivas, como Peixe Urbano, e sites de cupons de desconto, como Groupon, que oferecem um desconto adicional na compra dos móveis, principalmente online.

Um fator importante que você não pode esquecer é que, se decidir realizar a compra pela internet, deve considerar a cobrança do frete e a montagem dos móveis. Se o frete for cobrado e a montagem ficar por sua conta, por exemplo, é bom analisar se a compra numa loja física, que já inclui esses serviços no valor final, não te proporcionará um desconto melhor.

Lojas físicas também costumam ser uma ótima alternativa caso for comprar vários móveis e/ou eletrodomésticos de uma única vez, pois você poderá negociar descontos maiores com o gerente.

3. Considere os móveis essenciais no início

Obviamente que você vai querer que seu apartamento receba a mobília completa logo, mas esse é um processo que demanda tempo, principalmente quando o dinheiro está curto. Por isso, é primordial que comece a planejar os ambientes considerando primeiro os móveis que proporcionam maior utilidade para a sua rotina diária.

Portanto, o próximo passo é pontuar na sua lista quais móveis e eletrodomésticos são mais importantes e urgentes. Não é muito prudente, por exemplo, comprar uma linda estante para a sala se ainda não tem um fogão e uma geladeira, correto? Você pode listar os principais móveis e eletrodomésticos para cada cômodo e ir comprando o restante depois.

4. Não descarte os móveis usados

Antes de partir para a compra de uma mobília nova, que tal ver se tem algum móvel antigo que valha a pena recuperar? Muita gente consegue economizar bastante dinheiro mobiliando apartamentos inteiros com móveis usados. Você pode procurar em brechós, feiras de usados, grupos de redes sociais ou em sites como o Mercado Livre.

Parentes, vizinhos e amigos também podem ajudar, sempre tem alguém com um móvel antigo e sem uso que gostaria de se desfazer. Aproveite essas oportunidades! Mas lembre-se: o custo e o trabalho para reformá-lo não podem ser superior ao valor de compra de um novo.

5. Crie um cronograma de compras

Depois de considerar tudo o que dissemos até aqui, chegou a melhor parte: se preparar para realizar as compras. Cada aquisição deve ser minuciosamente planejada para que o pagamento não afete tanto o seu orçamento mensal. Então, prepare um cronograma de compras, marcando quais móveis e eletrodomésticos serão adquiridos por ordem de importância, valor e data.

Nesta etapa, é primordial que você alie as compras com o seu orçamento para ter uma ideia de quanto deve receber e gastar em cada mês, encaixando a compra da mobília nele. O cronograma te ajudará a se organizar para realizar as compras de forma mais consciente e dará uma previsão de quando você concluirá o processo de mobiliar todo o apartamento.

6. DIY (Do It Yourself)

Se você tiver tempo, criatividade e disposição, pode aceitar o desafio de fazer os móveis por conta própria. Apesar de dar um pouco mais de trabalho, essa é uma forma de mobiliar o apartamento com pouquíssimo dinheiro. Além disso, ao colocar a mão na massa, você poderá criar móveis únicos e bem personalizados de acordo com seu gosto e necessidade.

Muitos pallets e caixas de madeira, por exemplo, são jogados fora todos os dias, que tal utilizá-los para criar estrados de cama, sofás, mesinhas de centro ou prateleiras de parede? No Google e no Youtube existem diversos blogs e canais com ideias de como fazer você mesmo seus próprios móveis. Aproveite as dicas para economizar e ter um apartamento ecologicamente correto.

Agora que você já sabe como mobiliar apartamento sem gastar muito, não precisa mais quebrar a cabeça e esperar tanto tempo para deixá-lo bonito, aconchegante e do seu jeito. Comece ainda hoje a planejar seus cômodos!

Gostou das dicas? Aproveite também para descobrir 6 dicas essenciais para uma decoração com porta-retratos!