Quando chega a hora de comprar um imóvel surge a dúvida entre morar em casa ou apartamento. Essa é uma decisão importante, já que cada tipo de moradia tem características próprias e diferentes prós e contras. 

Essa escolha é pessoal e ela depende de variáveis como espaço, segurança, opções de lazer e conforto. Por isso, antes de você tomar a decisão e fechar seu negócio mostraremos neste post 10 aspectos positivos e negativos de uma casa ou apartamento a fim de ajudá-lo a optar pelo melhor modelo. 

Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Casa

Conheça os aspectos que precisam ser considerados no caso de optar por morar em uma casa. Confira!

Mais espaço 

Quem opta por uma casa, normalmente consegue maior espaço. Como elas costumam ter áreas externas, quintais ou jardins, é possível cuidar de plantas, ter um ou mais animais de estimação e até mesmo instalar espaços próprios de lazer, como piscina, churrasqueira e áreas de convívio, dependendo do tamanho da propriedade.

Não há taxa de condomínio

Quem mora em apartamento precisa pagar taxas de condomínio, que funcionam como um valor mensal destinado ao custeio da manutenção dos espaços comuns e pagamentos de funcionários, como porteiro e jardineiro, além de taxas de luz, água ou gás, dependendo do edifício. 

Nas casas comuns, que não estão localizadas em condomínios, essa taxa não existe. Ou seja, é uma conta a menos para pagar no fim do mês. 

Por outro lado, é importante lembrar que apesar de não precisar arcar com o condomínio, a manutenção da casa ficará toda por conta do seu proprietário. Assim, um portão estragado, uma pintura externa e a limpeza do jardim serão custeados por uma só pessoa. 

É por esse motivo que o custo de quem reside em casa pode ser mais elevado, pois as despesas com manutenção obrigatória acabam, muitas vezes, superando o valor do condomínio.

Maior liberdade

Ao morar em uma casa, as regras serão estabelecidas por você e os demais moradores. Assim, não há norma de condomínio imposta ou preceitos que precisam passar pelo crivo de todos os moradores do edifício, como para uma manutenção no imóvel, reformas ou até mesmo uso dos espaços comuns.

Não existe consenso coletivo e votação em assembleia. Mas esteja ciente de que todas as responsabilidades serão suas, como contratar um prestador de serviços ou vistoriar eventuais obras.

Outro ponto é que somente você escolhe quem entra ou sai da sua residência. Por isso, a casa poderá dar maior privacidade aos moradores. 

Menor segurança 

Diferentemente dos prédios, casas não costumam contar com portaria ou sistemas de segurança — a menos que o proprietário invista nesses equipamentos. Isso as torna menos seguras. 

Apartamento

Saiba os aspectos positivos e negativos envolvidos na escolha de quem compra um apartamento: 

Maior segurança

A vulnerabilidade das casas é menor ao se considerar os apartamentos. Como a segurança é um dos principais motivos de preocupação dos brasileiros atualmente, residir em um espaço com portaria monitorada e controle de acesso ao prédio é um diferencial importante e que deve ser destacado no momento da decisão entre morar em casa ou apartamento.

Para quem mora sozinho ou fica muito tempo fora de casa, contar com a ajuda dos vizinhos pode ser importante tanto para aumentar a segurança quanto para ter um apoio em caso de necessidade. 

Localização privilegiada

A disseminação de edifícios nas grandes cidades faz com que achar apartamentos com formato ideal para você e sua família, por preços mais acessíveis ao bolso e em melhor localização, seja mais fácil do que casas.

A localização do imóvel é fator imprescindível para garantir qualidade de vida. Não adianta perder muitas horas do dia no trânsito ou estar longe do comércio e dos serviços. 

Opções de lazer incluídas

Condomínios de apartamentos costumam contar com infraestrutura de lazer, como jardins, piscinas, churrasqueira, parquinho para as crianças, quadras esportivas e espaço gourmet para receber os amigos. Morar em um espaço montado e com boa infraestrutura permite entreter crianças e se divertir sem precisar sair de casa.

Qualidade de vida

Como as áreas coletivas são geridas pelo condomínio e os custos estão embutidos na taxa mensal do condomínio, a vida é mais prática, pois sua maior preocupação é cuidar dos cômodos internos do imóvel.

Para as áreas externas e eventuais serviços de manutenção o próprio síndico será responsável por contratar os prestadores de serviços. Ou seja, garante maior qualidade de vida aos moradores.

Economia no dia a dia

Apesar de ser necessário pagar mensalmente a taxa de condomínio, ao optar por um edifício completo e com área de lazer é possível reduzir despesas com lazer, academia, clube etc., de modo que essa é uma opção também economicamente interessante. 

Mas é importante estar atento às implicações de assumir o pagamento das taxas condominiais, pois atrasos nas parcelas podem gerar problemas judiciais. 

Regras de uso mais rígidas

Um dos pontos negativos é estar sujeito às regras da maioria dos moradores do edifício. Isso se aplica ao uso dos espaços comuns, como salões de festa com horário limite de funcionamento, assim como piscinas, uso das vagas de garagem, entre outros acertos internos. Mas, como as definições são feitas em reuniões de condomínio, sempre é possível conversar e rever eventuais problemas ou maiores dificuldades. 

Na hora de decidir entre morar em casa ou apartamento, a segunda opção acaba sendo mais vantajosa para quem quer sair do aluguel, uma vez que torna possível aliar qualidade de vida e economia. Para alcançar esse objetivo é importante encontrar uma propriedade completa do ponto de vista do lazer, localização privilegiada e preço que cabe no orçamento. 

A ViaSul é uma empresa de construção civil com mais de dez anos de experiência e, atualmente, conta com empreendimentos nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Montes Claros, Passos, Pará de Minas e Poços de Caldas, e com novos imóveis, em breve, em Ribeirão das Neves e no Rio de Janeiro. Os imóveis apresentam diferenciais como estrutura de segurança completa, áreas de lazer, localização privilegiada e condições de pagamento adequadas.

Agora que você já conheceu os prós e contras de morar em casa ou apartamento, entre em contato com a ViaSul e fique por dentro das melhores oportunidades no mercado imobiliário!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert