Comprar o imóvel próprio é um daqueles momentos da vida que ficam marcados para sempre. Deixar de pagar aluguel e se tornar proprietário é o sonho de boa parte das pessoas — especialmente se considerarmos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de três a cada 10 brasileiros ainda não têm uma casa própria.

No entanto, antes de assinar qualquer contrato apenas para cumprir esse rito e se mudar para o seu mais novo imóvel, é preciso tomar alguns cuidados. Histórias de contratos mal feitos, problemas com a documentação na hora de negociar imóveis ou mesmo a perda de dinheiro não são raras. 

Pensando nisso, mostraremos neste artigo alguns cuidados que você deve ter antes de deixar o aluguel e partir para a sua casa própria. Boa leitura!

O que você precisa considerar antes de assinar o contrato?

Antes de negociar um imóvel, é fundamental elaborar um planejamento financeiro. Afinal, assinar um contrato de financiamento habitacional significa assumir um compromisso que durará por vários anos, certo? Assim, você evita riscos consequentes de uma eventual inadimplência, como o confisco do imóvel pela entidade financeira, por exemplo.

Outro cuidado importante é ter a certeza de que o investimento é um bom negócio. O imóvel atende às necessidades da sua família? Está bem localizado? O edifício enfrenta problemas com outros moradores, seus futuros vizinhos? Há reajustes na taxa de condomínio previstos para o futuro?

Responder a essas questões é imprescindível para que nenhuma surpresa transforme o seu sonho da casa própria em uma dor de cabeça. Em suma, o ideal é se cercar do máximo de informações sobre aquele imóvel.

Também é preciso, por fim, garantir a segurança na hora de assinar o contrato! Por isso, separamos a seguir algumas dicas para você sobre como negociar imóveis.

Como negociar imóveis com segurança?

Confira toda a documentação

O banco responsável por aprovar o financiamento, o cartório onde a escritura será registrada, a pessoa que está comprando ou vendendo o imóvel — todo o processo de negociação envolve várias etapas. Assim, para que não haja nenhum problema, os documentos solicitados devem ser seguidos a risca. 

Antes de assinar o contrato, certifique-se de que todos os documentos são originais e que as partes estão seguras com o acordo. 

Tenha certeza do que você busca

Ter certeza sobre o negócio que você está fazendo é fundamental. Como dissemos, assumir a compra de um imóvel é algo que vai acompanhar você durante um bom tempo, e não é tão simples apenas desistir do processo. 

Aliás, essa consciência do que você está buscando diz respeito tanto ao próprio imóvel — suas características, como tamanho, localização, dentre outros — quanto ao processo de compra, em si. Vale mais a pena comprar ou alugar? As taxas de juros estão altas ou baixas? Vou conseguir honrar o pagamento das parcelas mensais?

Enfim, você deve saber responder a todos esses questionamentos, com segurança, antes de assinar o documento. 

Fique atento às cláusulas do contrato

As letras miúdas de um contrato de compra de imóvel são mesmo valiosas. Além disso, muitas vezes, a linguagem utilizada nesse tipo de documento é complicada.

Ainda assim, é preciso estar 100% seguro sobre o que o contrato está dizendo e quais compromissos você está assumindo ao firmar esse papel. Caso contrário, é bem possível que você seja surpreendido — e negativamente.

Confira se o vendedor e o proprietário do imóvel são a mesma pessoa

Essa dica parece óbvia, mas não é. Na verdade, existem milhares de casos que vão parar na justiça por divergências entre o real proprietário do imóvel e a pessoa que aparece para realizar a venda do bem. Essa situação é, de certa forma, comum quando há um conflito familiar, em que nem sempre todos os herdeiros concordam com a venda do imóvel. 

Para evitar um entrave causado por esse tipo de divergência, é preciso conferir a documentação do vendedor e de todos os proprietários que constam da escritura do imóvel.  

Tire todas as suas dúvidas antes

Um processo como o da compra de um imóvel é cercado por dúvidas, seja com relação ao domicílio, à documentação ou à responsabilidade pelo pagamento de eventuais taxas. Isso é normal.

Então, se estiver inseguro sobre algum fator que envolve a negociação, não hesite em comunicá-lo à imobiliária ou ao corretor, que tem a responsabilidade de informar sobre todos os detalhes. Nunca “assine um cheque em branco” nesses casos.

Conte com uma ajuda profissional

Como bem vemos, esse processo que envolve a negociação de um imóvel costuma ser longo e cheio de detalhes — e, se você não estiver atento a eles, pode acabar cometendo um erro e tendo que resolver uma grande dor de cabeça no futuro. 

Justamente por isso, uma boa solução é contar com a assessoria profissional de uma imobiliária, ou mesmo uma construtora que possa auxiliá-lo durante todo o processo.

Desde apresentar a lista de documentos necessários e instruir na hora de firmar o contrato, até a orientar sobre as taxas e impostos que devem ser pagos para o negócio se concretizar, essa ajuda é fundamental para quem é leigo no assunto. 

Por que procurar um imóvel de uma empresa de confiança e com experiência?

Além de seguir as 5 dicas que listamos acima, ainda é preciso tomar outro cuidado antes de assinar o contrato para compra de um imóvel: verificar qual é a reputação da empresa que construiu e está vendendo a casa ou o apartamento que você pretende morar. 

Muitas vezes, por trás de todo esse processo, está um imóvel que não foi construído como deveria. Você pode não conseguir identificar isso na visita ao apartamento, mas dentro de algum tempo, começam a aparecer rachaduras ou infiltrações que, em breve, se tornarão uma grande dor de cabeça. 

Para evitar isso, escolha comprar um imóvel de uma empresa que tem uma atuação longa no mercado e que já comercializou outros imóveis na cidade, além de ter uma boa avaliação de seus clientes. Assim, você dá um passo a mais para garantir toda a segurança nesse processo!

Então, gostou do post? Agora que você já sabe quais são os principais cuidados necessários na hora de negociar imóveis, entre em contato conosco e conheça nossas opções de imóveis e condições para financiamento habitacional!