O Rio de Janeiro continua lindo! As atrações turísticas, aliadas a um clima propício para passeios, as belas praias, além de população receptiva, são algumas das características encontradas pelos turistas vindos de todas as partes do mundo. É tanta beleza, que alguns decidem ficar, pois há lugares excelentes onde morar no Rio de Janeiro. 

E você, conhece o Rio? Já pensou em se mudar para a Cidade Maravilhosa? Neste post mostraremos as principais atrações da cidade e alguns programas de lazer interessantes para se fazer no cotidiano, inclusive com a família.  

Para saber mais, siga conosco e veja o que preparamos para te mostrar!

Ranking de melhores cidades para se viver

Levantamento divulgado em agosto de 2018 pela Economist Intelligence Unit, a unidade de inteligência da revista britânica The Economist, coloca o Rio de Janeiro entre as melhores cidades do mundo para se viver. 

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais conhecida no exterior e o principal destino turístico de toda a América Latina. Além disso, é a segunda maior metrópole do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Ela influencia culturalmente todo o país, devido à intensa produção artística existente em seu território. 

Os principais benefícios da cidade são uma estrutura de grande centro, com o clima tropical e belíssimas praias. Isso permite aos moradores boas oportunidades na carreira, pois há oferta de emprego em diversos setores, aliadas à qualidade de vida proporcionada por passeios diários pelas praias, além de inúmeras atrações culturais e acesso a todo tipo de serviços. 

As praias merecem destaque, por serem centrais e permitirem ótimos banhos de mar. Para viagens curtas nos finais de semana com amigos e família, também há lugares paradisíacos próximos à Capital. O prêmio Traveller’s Choice, fornecido pelo site TripAdvisor, incluiu dez praias cariocas entre as 25 mais bonitas do País. As praias do Arpoador e da Barra estão em destaque no ranking e são de fácil acesso, pois se localizam na área urbana do Rio de Janeiro. 

A cidade ainda é bem estruturada no quesito transporte público. Há linhas de ônibus, BRTs, metrô, além do mais recente VLT (veículo leve sobre trilhos), que interligam todos os bairros da cidade. 

Atrações imperdíveis no Rio de Janeiro

1. Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é formado por dois morros, o da Urca e o do Pão de Açúcar, no bairro da Urca, um dos mais tradicionais da cidade. Para acessar, o visitante passeia por teleféricos, conhecidos como bondinhos, que permitem assistir a uma vista maravilhosa da cidade. O pôr do sol do topo dos morros é um espetáculo à parte

Além da vista, o passeio de bondinho é recompensador. O transporte foi construído entre 1909 e 1912, ou seja, é um ponto turístico centenário. 

2. Cristo Redentor

A imagem do Cristo Redentor é conhecida mundialmente e resume a Cidade Maravilhosa como símbolo brasileiro. O monumento é uma estátua de 38 metros de Jesus Cristo, em estilo art-déco, que foi instalada no topo do Morro do Corcovado e é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, desde 2007. 

O monumento foi inaugurado em 1931, colocado a 710 metros do nível do mar, dentro do Parque Nacional da Tijuca. O artista plástico Carlos Oswald foi responsável pelo desenho da imagem do Cristo, e esta foi projetada  por Paul Landowsky, arquiteto francês, após intensa campanha nacional e apoio da Igreja Católica e até mesmo da princesa Isabel. 

Do alto do morro, é possível ter uma vista de praticamente toda a cidade e ainda um incrível pôr do sol. O acesso ao Cristo Redentor é relativamente fácil, pois pode-se chegar lá de trem, van, trilha, ônibus e bicicleta. 

3. Bares e samba na Lapa

O Rio de Janeiro é conhecido também por seus bares e restaurantes, além da importância da música para os movimentos culturais da cidade. O samba é a principal atração e pode ser facilmente encontrado em uma volta pela Lapa, um bairro boêmio, mas também residencial. 

A Lapa apresenta a noite carioca mais típica, com rodas de samba, espaços dedicados à cultura brasileira, petiscos cariocas e cervejas em conta. No local estão os tradicionais os Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón, que todo turista faz questão de conhecer e fotografar. 

4. Maracanã

O futebol brasileiro é uma tradição. E o Rio de Janeiro tem alguns dos principais times de futebol do Brasil. O Maracanã é o maior estádio do País e já foi considerado o maior do mundo. Ele foi construído em 1950 para a Copa do Mundo do mesmo ano e projetado para receber 166.369 espectadores. Atualmente, após passar por reformas, tem capacidade para 114 mil torcedores. 

Além de valer a pena assistir a partidas no local, o Maracanã pode ser visitado por quem quer conhecer um pouco sobre a história do futebol. No local, há um museu temático com fotos, taças e uniformes de grandes jogadores, onde o visitante pode comprar camisas de futebol. O estádio possui também um Hall e uma Calçada da Fama em que grandes jogadores deixaram e deixam suas marcas.

5. Calçadão da orla

No dia a dia, uma cena comum para quem transita pelas ruas do Rio de Janeiro é ver pessoas praticando esporte nas grandes e tradicionais calçadas que cercam as praias cariocas. Nelas, é possível fazer caminhadas, andar de skate, bicicleta e ainda dar um mergulho refrescante na sequência. Além disso, as praias são equipadas com quadras para vôlei e futebol na areia, quiosques para lanches, entre outras atrações. 

Antes de se decidir mudar para um lugar, é fundamental procurar conhecer o modo de vida das pessoas, as facilidades, tais como serviços, pontos turísticos, oportunidades e possibilidades de lazer. Se você optar por mudar sua moradia, vale a pena considerar todos esses pontos para se decidir onde morar no Rio de Janeiro. 

Agora que você já tem boas informações sobre os principais atrativos da vida carioca, para considerar realmente a possibilidade morar na Cidade Maravilhosa, precisa conhecer o novo empreendimento da ViaSul, o Águas da Alvorada, na região de Santa Cruz e Cosmos.