Quer dar uma renovada na sua casa, mas não sabe como? Sabia que é possível mudar completamente qualquer ambiente com uma simples pintura de parede?

A decoração é um elemento muito importante em qualquer imóvel porque, por meio dela, é possível representar o estilo dos moradores e, além disso, deixar qualquer ambiente mais aconchegante.

Neste post, mostraremos a diferença que o uso de cores e texturas nas paredes pode fazer — e como você passará a enxergar esses aspectos como um tipo de acabamento — e apresentaremos 5 dicas de como utilizá-las na sua casa. Confira!

1. Pintura geométrica

Utilizar elementos geométricos na pintura de paredes — como formas retangulares e quadradas — é uma boa forma de proporcionar mais diversão para o ambiente. Nesse estilo, é possível utilizar qualquer forma geométrica, o que é uma bela forma de soltar a criatividade.

Para pintar, não tem muito segredo: é preciso traçar as linhas desejadas na parede com o auxílio de um lápis ou fita adesiva. Depois, é só ir preenchendo as formas com a tinta nas cores escolhidas.

2. Degradê

Utilizar a técnica de degradê nas paredes pode parecer bem ousado, mas consegue deixar o ambiente muito mais estiloso e com uma sensação maior de paz e tranquilidade.

Em relação à cartela de cores, é possível utilizar somente uma em várias tonalidades — até chegar perto do branco, por exemplo — ou misturar duas ou mais e criar um efeito visual bem diferente.

É importante frisar que esse é um tipo de pintura um pouco mais complicado que os demais. Por esse motivo, sempre que possível, é bom optar pelo auxílio de um profissional capacitado. Dessa forma, as chances de um bom resultado aumentam — e muito.

3. Pintura de parede para ampliar ambientes

Quem tem um ambiente pequeno e gostaria de alcançar uma sensação de amplitude pode utilizar a pintura de parede para esse resultado. A dica é apostar em cores mais claras, como o branco e o bege, já que elas refletirão mais luz tanto nas paredes quanto no teto.

Objetos de decoração nesses mesmos tons também ajudam na sensação de ampliação. É possível, ainda, ousar um pouco com alguns pontos de cor — se a intenção for deixar o cômodo mais interessante e menos monótono.

4. Pintura de meia parede

Fazer uma pintura em somente meia parede pode ser um ótimo artifício para tirar a monotonia de qualquer ambiente. Com ela, também é possível criar alturas e pontos focais diferentes e proporcionar uma geometria diferenciada para a casa.

Uma dica para utilizar essa técnica é observar o tamanho dos seus móveis — principalmente a altura deles. Tente combinar a altura da pintura da parede com a dos demais elementos para não rebaixar o ambiente visualmente.

5. Pintura listrada

As listras, muito presentes na moda, podem ganhar espaço na decoração e acabar nas paredes da sua casa. Uma das vantagens de utilizar esse tipo de pintura é que existem diversas formas de fazer a execução: em listras finas, mais grossas, horizontais, verticais. É só soltar a criatividade.

Mesmo essa técnica sendo até bem simples, o efeito que ela causa nas paredes é enorme — e é bem melhor do que deixá-las em uma cor só. Uma ideia é utilizar cores intercaladas com branco ou utilizar algum tom mais claro no fundo.

Como você pôde perceber, a pintura de parede é uma proposta bastante interessante e que causa um grande impacto na decoração da casa. Além disso, existem formas simples de realizá-la, como as apresentadas neste post, que geram bons resultados e têm o poder de transformar qualquer ambiente.

Gostou do conteúdo do texto? Então aproveite para compartilhá-lo agora mesmo nas suas redes sociais. Com certeza seus familiares e amigos também se beneficiarão com essas dicas!