O banheiro é um dos locais mais relaxantes da casa, por isso, sua decoração deve ser bem pensada, para promover paz, conforto e relaxamento ao ambiente, além de ser um local bonito e agradável aos olhos.

Neste texto, mostraremos algumas dicas de como escolher os melhores tipos de pisos e revestimentos para banheiro de acordo com o estilo da sua casa e da sua personalidade, para que o resultado satisfaça às suas necessidades.

Quais os principais tipos de pisos e revestimentos para banheiro?

É possível utilizar diferentes tipos de pisos e revestimentos para decorar o seu banheiro. Cada um proporcionará um ambiente diversificado, a depender da cor e modelo escolhido, além dos móveis que farão parte da decoração. Veja a seguir alguns dos principais tipos.

Porcelanato

O revestimento em porcelanato tem feito bastante sucesso entre os decoradores, já que eles apresentam um bom custo-benefício, mesmo tendo um valor mais elevado do que outras opções no mercado.

Um dos benefícios de investir no porcelanato é a sua resistência a umidade, fazendo com que ele tenha uma durabilidade muito alta. Além disso, é possível encontrar uma grande variedade de tipos de porcelanato, sendo os acetinados os mais utilizados.

Também é possível utilizar porcelanatos corridos, porém é, importante tomar cuidado, já que ele pode deixar o chão mais escorregadio. Outra opção são os rústicos, que dão um visual mais antigo e clássico ao ambiente.

Mármore ou granito

Para quem busca um acabamento mais elegante, os revestimentos em mármore ou granito são uma ótima opção. Também costumam ter um valor mais elevado, já que são pedras naturais e não são fabricadas com grande facilidade.

Além de embelezar o ambiente, o piso de mármore ou granito são mais resistentes à umidade e abrasão, o que pode fazer valer a pena o seu maior custo. Sua aplicação pode se dar em pisos, paredes ou bancadas.

Uma dica para utilizar esse tipo de revestimento com segurança é certificar de seja aplicado um produto antiderrapante, já que esse material tem um acabamento mais polido, o que pode provocar quedas.

Pastilhas

Também bastante encontradas em banheiros brasileiros e do mundo, as pastilhas de vidro são uma ótima opção de revestimento para o piso. Apesar de serem comumente usadas nas paredes, sua aplicação no chão dará uma impressão de amplitude ao cômodo.

Elas podem ser encontradas com uma grande variedade de cores, o que estimula a criatividade para planejar diferentes decorações. Entretanto, é preciso que o rejunte seja feito com muito cuidado e qualidade, para que não ocorram infiltrações.

Como escolher o piso ideal?

Agora que você já conheceu alguns dos revestimentos mais utilizados em pisos de banheiros, está na hora de ver algumas dicas para escolher o melhor modelo de revestimento para esse cômodo, de acordo com as suas necessidades e gostos.

1. Leve em consideração a umidade

O banheiro é um local bastante úmido, por isso, é importante escolher um revestimento que consiga resistir bem a esse tipo de ambiente, para que não reja necessário fazer reformas com frequência. Além disso, também é necessário se certificar de que não ocorram infiltrações.

2. Escolha um material fácil de limpar

Lavar banheiro não é uma tarefa muito divertida, principalmente se o piso for extremante difícil de ser limpo ou acumular muita sujeira. Por isso, procure por um tipo que seja fácil de ser limpo e que não necessite de uma limpeza mais complexa frequentemente.

3. Pense na cor

O seu banheiro não precisa apenas ser funcional, mas também deve ser bonito e combinar com o restante da casa e da sua personalidade. Por isso, escolha uma cor que combine como restante dos móveis.

Assim, entendendo quais são os principais tipos de pisos e revestimentos para banheiro, você poderá escolher o que melhor se adapta à sua casa e a decoração esperada por você. Também é importante se atentar às nossas dicas para que ele seja funcional.

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e saiba em primeira mão quando sairão as novas publicações em nosso blog, além de ter acesso à conteúdos exclusivos!