A acessibilidade no setor da construção civil tem sido mais difundida e valorizada. Esse é um fato a ser comemorado, uma vez que, segundo o IBGE, cerca de 23,9% dos brasileiros apresentam alguma deficiência, independentemente desse efeito ser consequente da conscientização ou da necessidade de cumprimento das normas técnicas e leis. Por isso, tem se tornado mais comum encontrar apartamento com elevador PNE.

Contudo, muitas pessoas não sabem quando é obrigatório ter elevador PNE em um imóvel, qual a importância, o diferencial e os benefícios que esse componente proporciona.

Quer saber a resposta para todos esses aspectos? Então, continue a leitura e não perca!

Qual a importância e o diferencial da acessibilidade em um imóvel?

Após as características do apartamento em si, as características do condomínio são as mais relevantes. Porém, uma delas é ainda mais impactante que as demais: se o local apresenta acessibilidade, ou seja, um elevador — desde que seja seguro e apropriado. Afinal, de nada adianta um apartamento maravilhoso, bem localizado, se não permitir que moradores e visitantes em diversas situações e condições tenham livre acesso.

Portanto, é evidente que a acessibilidade é extremamente importante para que seja possível que moradores e visitantes portadores de necessidades especiais, com mobilidade reduzida — temporária ou não — tenham acesso seguro aos diversos andares de um prédio, não importando se é residencial, industrial ou comercial.

Dessa forma, com o atributo acessibilidade — que, infelizmente, ainda não é comum em todos os imóveis — o apartamento passa a apresentar um diferencial, proporcionando aos futuros proprietários maior sensação de segurança diante do fato de que acidentes podem acontecer. Igualmente o envelhecimento, muitas vezes, proporciona redução da mobilidade.

Essa sensação e diferencial resultam em maior valorização do imóvel, o que pode facilitar a venda ou o aluguel. Comprovou-se esse fenômeno ao constatar que a variação de custo de um imóvel com elevador PNE é inferior a 5%, enquanto a valorização pode chegar a 15%. Dessa forma, a acessibilidade é uma aposta certeira para a construção de um empreendimento, pois proporciona maior retorno.

O que é elevador PNE?

PNE é uma sigla utilizada para os portadores de necessidades especiais, também conhecidos como pessoas com mobilidade reduzida. O elevador PNE é um equipamento de pequeno porte de transporte vertical que é adequado, em geral, para o transporte, desde que o número de pavimentos seja, no máximo, três.

Ele objetiva justamente facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais, sem que precisem ser carregados ou impedidos de entrar e sair livremente de algum lugar. Conta com um sistema de alimentação de energia que apresenta baixo consumo — dispensa custos elevados com reformas e adaptações da rede elétrica, apresentando instalação mais rápida.

Além disso, não demanda construção de uma casa de máquina ou o rebaixamento do piso térreo, sendo necessário apenas uma abertura no teto para que o transporte vertical entre os pavimentos seja possível.

É importante ressaltar que apresenta os menores índices de falha e pouca necessidade de manutenção. Portanto, pode ser instalado tanto em residências particulares como em indústrias, hospitais, hotéis, escolas e demais prédios comerciais.

Seu movimento é seguro, pois é feito por meio de cabos de aço posicionados em trilhos fixos. Apresenta estrutura compacta, porém robusta, sendo por isso capaz de suportar carga máxima que varia entre 200 e 250 kg, aproximadamente.

Quando instalado em residência particular, as características técnicas podem ser adaptadas para, por exemplo, contar com janelas panorâmicas e outros detalhes da preferência do proprietário.

Quando o elevador PNE é necessário?

O art. 18 do Decreto 5.296, de 2004, afirma que as edificações residenciais multifamiliares atuais devem atender a regras de acessibilidade em todas as áreas de uso comum. Esse decreto de lei visa promover a inclusão de pessoas com deficiência e necessidades especiais de forma que possam se locomover adequadamente.

Além disso, a NBR 9.050, atualizada em 2015, apresenta as normas técnicas relacionadas à acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos — tanto para novas edificações como para a realização de adaptações necessárias nas existentes. Existem, também, algumas leis municipais que podem variar de local para local, desde que não contrariem as leis nacionais.

É importante destacar que os elevadores PNE não são destinados ao fluxo normal de pessoas ou usuários de uma edificação, mas apenas aos que apresentam necessidades especiais, definitivas ou temporárias. Contudo, quando são utilizados elevadores tradicionais, seu uso é aberto a todos, não sendo necessário especificar a frequência de uso.

O uso do elevador PNE é livre em residências unifamiliares e pode ser restrito em locais públicos. A NBR 12.892, de 2009, apresenta os requisitos de segurança para construção, instalação e uso dos elevadores destinados a PNE ou a unidades unifamiliares.

Em edificações residenciais, é obrigatório que haja elevador a partir de determinado número de pavimentos, sendo em alguns locais cinco pavimentos e em outros quando a altura for superior a 12 m. Contudo, o percurso de elevadores PNE deve ser de até 12 m.

Quais os benefícios de um apartamento com elevador PNE?

O elevador PNE é diferente do elevador comum e, por isso, apresenta alguns benefícios que estão relacionados com a sua função e emprego. São eles:

  • ocupa menor espaço horizontal e vertical;
  • representa menor custo de implantação;
  • maior rapidez no processo de implantação;
  • maior segurança para os usuários;
  • mais facilidade para as adequações em edificações já existentes.

Como encontrar apartamentos desenvolvidos pensando na acessibilidade?

Para encontrar apartamentos e imóveis com acessibilidade adequada, basta procurar uma empresa que esteja consolidada no mercado, seja experiente e responsável. Ao encontrar, lembre-se de que não basta apenas verificar a estrutura interna de um apartamento. 

A acessibilidade é um aspecto muito importante em apartamentos, uma vez que qualquer pessoa está, de certa forma, exposta a possíveis acidentes no cotidiano. Por isso, ao buscar um imóvel, verifique qual apresenta apartamento com elevador PNE — tanto para maior segurança e conforto quanto para respeitar os possíveis moradores, proprietários ou inquilinos.

Gostou deste texto? Viu como é interessante investir em apartamento com elevador PNE? Então, aproveite a visita ao blog, leia sobre tipos de imóveis e torne-se expert no assunto!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert