Na hora de comprar um imóvel, surgem muitas dúvidas com relação ao que escolher  uma casa, um terreno, um apartamento, um imóvel na planta ou um já construído. Nesse momento, você deve sempre atentar para aquilo que mais o agrada e que atende às necessidades de todos os moradores. Um conceito que vem ganhando muito espaço no ramo imobiliário por conta das suas vantagens é o apartamento com elevador e área privativa.

Se você não conhece quais são os benefícios de morar em um apartamento que tenha elevador e área privativa, continue por aqui e veja quais são essas vantagens, bem como do que se trata uma área privativa e o quão versátil se torna o seu apartamento, caso ele tenha esse elemento. Vamos lá?!

Afinal, o que é uma área privativa?

A área privativa nada mais é do que a área total disponível para uso exclusivo da unidade autônoma de um empreendimento. Ela pode compreender os espaços convencionais de um imóvel, como sala, cozinha e banheiro, mas também as partes que ficam fora do limite do apartamento e que pertencem ao proprietário, como vagas de garagem ou depósitos particulares.

Ou seja, a área privativa pode ser entendida como todo o espaço da unidade que é para uso exclusivo do morador daquele imóvel, diferenciando-se das áreas de uso comum do empreendimento, que podem ser utilizadas por todos os moradores do condomínio.

O que a compõe?

As áreas privativas de um apartamento serão definidas de acordo com a incorporação que for feita, podendo ou não incluir as vagas de estacionamento. Nesses casos, é importante que ela seja demarcada de acordo com o que for definido na matrícula do empreendimento.

Porém, um tipo de área privativa que ganhou muito destaque ultimamente nos imóveis e que acabou valorizando bastante as unidades pertencentes ao primeiro andar do prédio é a área que vem externa ao apartamento e que traz um ganho no tamanho do imóvel.

Quando as construções são mais compactas e sem muitas opções de lazer, essa área privativa pode ser bastante útil para o proprietário, pois permite que ele crie uma área externa, com maior ventilação para a residência, com possibilidade de fazer um espaço gourmet, um jardim, dentre outras opções.

Quais as vantagens de possuir um apartamento com elevador e área privativa?

Tanto a área privativa quanto o elevador são componentes essenciais em um prédio e que trazem grandes benefícios para os moradores. A área privativa é mais vantajosa para moradores do térreo, por conta do aumento do espaço que já foi dito. Já o elevador é muito útil para os proprietários dos apartamentos de pavimentos superiores, visto que ajuda bastante na locomoção entre os níveis do prédio.

Mas, afinal, quais são as vantagens desses dois componentes de um empreendimento?

Área privativa

Mais espaço

A principal vantagem de uma área privativa é que ela acaba sendo um espaço a mais dentro da unidade, que é perfeito para receber visitas, realizar encontros, organizar almoços de família, dentre outros. Nesse ambiente, você terá um local diferenciado que não contém nos outros apartamentos e que é ótimo para conviver e trazer amigos e familiares.

Quando essa área privativa é descoberta, você pode fazer um quintal ou apostar em uma decoração mais verde que permita bons níveis de iluminação natural e também ventilação. Isso traz muito mais qualidade de vida para os moradores e, até mesmo, segurança, pois não será necessário sair de casa para ter momentos de lazer com pessoa de que você gosta.

Valorização

A área privativa traz uma grande possibilidade de valorização para os apartamentos localizados no térreo, por conta de uma série de motivos que impactavam nesse tipo de imóvel, como barulho das ruas, risco de infiltração nas unidades, dentre outros aspectos.

Esse cenário que incomodava muitas pessoas foi invertido por conta da área privativa, pois esse ganho de espaço, que pode atingir até 20% da área das unidades, traz grandes possibilidades para o proprietário e acaba sendo muito mais vantajoso e valorizando bastante o imóvel.

Possibilidade de manutenção de uma horta

Por muitas vezes, essa área privativa é descoberta, como já foi dito, e isso permite que o morador faça uma pequena horta, para poder consumir vegetais orgânicos e mais saudáveis. Você poderá ter, dentro da sua própria casa, produtos naturais que você mesmo cultivou, tendo uma alimentação melhor, o que impacta na qualidade de vida de todos.

Maior privacidade

A privacidade é outro fator que traz muitos benefícios para o morador que tem a área privativa. Como o próprio nome já diz, o espaço é para uso privado dos moradores, ou seja, você tem um ambiente diferenciado, que será utilizado apenas por aqueles que moram no imóvel.

Elevador

Acessibilidade

A presença de um elevador traz um dos pontos de mais destaque para qualquer lugar, que é a acessibilidade, principalmente para pessoas com capacidades de locomoção reduzidas. O elevador permite que elas tenham acesso facilitado a outros níveis do prédio, o que é bastante dificultado ou, até mesmo, impossível quando somente há escadas disponíveis.

Porém, é importante que o elevador tenha as dimensões exigidas pela legislação, pois representa um direito de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Comodidade

Um elevador também traz mais comodidade para o condomínio, pois, mesmo que subir escadas seja algo muito rotineiro na vida das pessoas, realizar essa atividade muitas vezes ao dia pode ser muito cansativo e desgastante.

Portanto, um elevador vem bastante a calhar, ainda mais se o seu apartamento for na cobertura ou em um dos níveis mais altos do prédio. Ter que chegar com muitas compras do supermercado, ou qualquer outra coisa pesada, e ter que subir as escadas não é nada fácil, ou seja, o elevador é extremamente vantajoso nesses casos.

Valorização

O elevador também agregará valor à sua propriedade, visto que as vantagens que ele traz acabam por gerar um valor bem superior se comparado a outros tipos de imóveis ou empreendimentos que não têm esses atributos. Ou seja, acaba sendo um investimento bastante interessante e com benefícios em um curto ou longo prazo.

Por fim, vale ressaltar que, para que você encontre um apartamento que traga todas essas possibilidades  tanto elevador quanto área privativa —, deve procurar uma boa construtora que ofereça esse tipo de produto. A ViaSul Engenharia trabalha com esses tipos de empreendimento que atendem a todos esses atributos.

O que achou do nosso conteúdo? Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios de morar em um apartamento com elevador e área privativa? Quer conhecer um pouco das possibilidades que podemos oferecer? Então, conheça, aqui, um empreendimento que traz todas essas vantagens!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert