Você já sentiu necessidade de colocar a “mão na massa” para resolver algum problema caseiro, mas acabou ficando com uma certa insegurança? Sabia que existem reparos domésticos fáceis de fazer e que podem, sim, ser realizados por você?

Pois é, neste post vamos lhe mostrar quantas coisas em casa podem ser resolvidas sem que, necessariamente, precisemos contar com um profissional. Afinal, quem é que nunca precisou consertar algo rapidamente e não teve com quem contar — nem sempre os especialistas estão disponíveis para resolver problemas urgentes.

Apesar de alguns reparos necessitarem de profissionais capacitados, outros tantos são mais simples e podem, sim, ser feitos por você sem o menor problema. Confira no post quais são eles!

Trocar um interruptor de luz/tomada

Nos cuidados com a casa, qualquer reparo que você precise fazer e que esteja associado à energia elétrica vai necessitar extrema atenção. Sendo assim, ao trocarmos a tomada ou o interruptor de parede que esteja quebrado, devemos ter a precaução de desligarmos a chave geral da residência. Após isso, o trabalho poderá ser feito com tranquilidade.

Outro cuidado para trabalhos que envolvam eletricidade é ter em mãos um testador de circuito, que quando colocado próximo a interruptores ou tomadas emitem um sinal sonoro indicativo.

Para executar o trabalho, você deve retirar os quatro parafusos (dois para a placa de cobertura e os dois que prendem os fios), soltar os dois terminais e trocar o interruptor antigo pelo novo. Observe bem como tudo estava e recoloque as peças exatamente como na mesma posição. Uma boa dica é tirar uma foto antes para saber se ficou igual depois do reparo.

Substituir uma torneira

Um dos reparos domésticos fáceis de fazer — mas que pode dar uma dorzinha de cabeça — é a troca de torneira. Pois, se ela for de metal e estiver muito velha, pode ser difícil retirá-la. A dica, se for o caso, é utilizar bastante desengripante.

Mas, antes de qualquer manutenção em torneira, você deve fechar o registro para evitar que fique tudo molhado, bem como haja o desperdício de água. Esse é um reparo bem fácil de ser feito, bastando que você saiba o tamanho exato da torneira a ser substituída e nunca se esquecendo do veda rosca, que vai evitar vazamentos posteriores.

Trocar a resistência do chuveiro

Se seu chuveiro é elétrico, você já deve ter passado apuros pelo fato da resistência ter queimado durante o seu banho, não é mesmo?

Trocar um chuveiro elétrico comum requer algum conhecimento e cuidados, mas não faltam vídeos e tutoriais ensinando a fazer o serviço. No entanto, para a tranquilidade de muitos consumidores, já existem bons modelos no mercado, em que a troca da resistência requer um simples encaixe, tornando a tarefa muito simples e fácil de fazer.

Voltamos a dizer que qualquer reparo que tenha a ver com energia elétrica deve começar pelo desligamento da chave de força da casa.

Fazer ajustes na pia do banheiro e na descarga

Problemas de reposição de peças gastas na descarga e na pia do banheiro são bem comuns e podem ser consertados, na maioria das vezes, com facilidade. A primeira coisa a ser feita é comprar a peça correta para o reparo. Depois é fazer a montagem, prestando muita atenção na ordem correta das partes.

Trocar sifões do tanque, da pia da cozinha e do banheiro

Os sifões — peças usadas em encanamentos que esgotam resíduos líquidos de pias, vasos sanitários e tanques para o esgoto — podem apresentar problemas de vazamento e entupimento. No caso de vazamento, a peça pode estar furada ou mal vedada.

Já os entupimentos ocorrem por excesso de detritos e gorduras (principalmente na pia da cozinha) e necessitam de uma boa limpeza. Esse trabalho também pode ser feito facilmente por você, bastando, na maioria das vezes, apenas que se substitua o sifão — podendo ser executado com as mãos sem a necessidade do uso de ferramenta.

Desentupir o vaso sanitário

Quando a água do vaso sanitário passa a não escoar normalmente, a primeira coisa que vem à nossa mente é que ele esteja entupido, não é mesmo? Nesse caso, se for um entupimento normal, um bom desentupidor pode resolver o problema. No entanto, em casos de detritos mais resistentes pode ser necessário o uso de um arame para ajudar no processo.

Recorra a um profissional apenas quando essas alternativas não resolverem o problema. Aí sim, será necessário alguém com maiores conhecimentos, que, em alguns casos, deverá retirar o vaso para executar o serviço.

Tapar buracos na parede

Sabe aqueles buracos que ficam após retirarmos algum quadro ou outro objeto qualquer que esteja dependurado? Eles podem ser fechados facilmente. Para isso, você vai precisar de apenas um pouco de massa corrida e tinta da mesma cor da parede. Utilize uma espátula para aplicar a massa e deixe secar por cerca de três horas. Após isso, passe uma lixa fina para igualar a área e cubra com a tinta. Pronto, a parede ficará nova!

Colocar papel de parede

Dá certo trabalho, mas pode ser feito tranquilamente. Atualmente existem materiais que vêm com o passo a passo, o que facilita bastante a execução. O material já é autocolante e a tarefa exige que a parede seja preparada previamente, devendo estar seca e limpa antes da aplicação do papel.  Depois é só seguir as orientações!

Kit ferramenta para reparos domésticos fáceis de fazer em casa

Ter um kit de ferramentas completo em sua casa é essencial para que você esteja sempre preparado para os problemas que podem surgir a qualquer instante. Confira o que não pode faltar:

  • martelo: prefira os que possuam bifurcação para retirada de pregos e cabo de 15 a 25 centímetros de comprimento;

  • pregos de aço e parafusos com buchas de vários tamanhos: eles são sempre úteis e necessários em várias situações de reparo;

  • chaves de fenda, chave inglesa e chave Philips: adquira um jogo com vários tamanhos, elas são extremamente úteis em muitos momentos;

  • alicate: o tipo universal é o ideal, visto que corta arames, fios e cabos, além, é claro, de apertar e retirar pregos. Opte por modelos com cabos e emborrachado para evitar acidentes, como choques e alta-tensão;

  • trena: essencial para medição;

  • furadeira e brocas: utilizadas em diversas situações, muito úteis para pendurar quadros entre outros objetos;

  • fitas: são úteis para diversos reparos em uma casa. As mais comuns e que não podem faltar são a isolante, a veda-rosca e a crepe;

  • lanterna, pilhas e velas: podem ser úteis em alguns reparos em que devemos desligar a energia da casa, bem como na falta de luz;

  • escada: auxilia a alcançar lugares mais altos, tanto para consertos quanto para a limpeza da casa.

E então, o que achou de nossas sugestões sobre reparos domésticos fáceis de fazer? Concorda que são tarefas bem simples que podem ser executadas com tranquilidade? Então coloque as mãos à obra sem medo!

Gostou deste post? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a também resolverem esses pequenos problemas sozinhos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert