Deixar de pagar aluguel e adquirir um imóvel próprio é o objetivo de muitas famílias. Já pensou em sair do aluguel em Araxá?

Neste post mostraremos informações sobre a cidade de Araxá, como sua história, características, benefícios para quem deseja morar no município e informações úteis que podem ser importantes para um futuro morador. Indicaremos, ainda, 4 razões para sair do aluguel e escolher a cidade como moradia.

Interessou-se pelo tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Conheça Araxá

História

Araxá está localizada na região do Triângulo Mineiro, no Oeste do Estado, e a população da cidade é estimada em 105 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Inicialmente ocupada por índios da tribo araxás, passou a ser atrativa devido à água sulfurosa e naturalmente salgada que brotava na região.

A palavra Araxá significa lugar elevado, planalto. O crescimento econômico da cidade foi incrementado na década de 50, com a chegada da mineração no município e a instalação de empresas como a Companhia Mineradora de Minas Gerais e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, que deram sustentação econômica ao município. Novas indústrias surgiram, aumentando, inclusive, o fluxo migratório para o município.

Economia

Segundo o IBGE, em 2016, o salário médio mensal da população era de 2.9 salários-mínimos. Já a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 31.2%.

Considerando esses dois quesitos, Araxá está entre as 25 melhores cidades de Minas Gerais, em um universo de 853 municípios, em relação ao trabalho e rendimento da população.

Devido à economia aquecida, a cidade do Triângulo Mineiro é considerada um local com boas oportunidades de emprego, com boa infraestrutura de escolas — particulares e públicas — e hospitais, além de transporte desenvolvido.

Custo de locação

Morar de aluguel em Araxá pode ser um desafio maior do que o normal em comparação com outras cidades de Minas Gerais.

Isso se deve justamente à atividade econômica que move a cidade, já que o município recebe frequentemente trabalhadores ligados ao agronegócio, indústrias e mineradoras, que são as principais fontes de renda do local e que acabam morando por alguns meses na região.

A concorrência por imóveis alugados faz os preços subirem, tornando, por exemplo, a compra de um apartamento mais vantajosa do que a locação.

4 razões para sair do aluguel e escolher Araxá como moradia

1. Segurança

Araxá é a cidade menos violenta de Minas Gerais, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Considerando todo o país, o município mineiro ficou em 5º lugar nacional entre as mais seguras.

De acordo com o Atlas da Violência 2017, a cidade tem o índice de 6,8 no estudo e, com isso, ocupa posição de destaque em todo o país. Os números são referentes à década de 2005 a 2015 e representam o índice de homicídio somado ao de Mortes Violentas por Causa Indeterminada (MVCI). De janeiro a maio de 2017, a Polícia Militar registrou dois assassinatos na cidade.

Levantamento divulgado em fevereiro deste ano pelo instituto de pesquisas Ibope mostra que a preocupação com a violência dobrou em um ano entre os brasileiros e que a segurança é uma das principais preocupações da população. Por isso, escolher um local seguro para morar é uma prioridade.

2. Atrativos turísticos

Grande Hotel

Conhecida pela história de Dona Beja, personagem apresentada em novelas e filmes, Araxá tem forte vocação turística. Uma de suas grandes atrações é o Tauá Grande Hotel, um marco da hotelaria brasileira, inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas.

O local abrigava um dos seis maiores cassinos do Estado. Visitado pelos principais nomes da sociedade brasileira, o hotel ficou marcado na história como espaço suntuoso, que recebia banquetes e grandes festas nacionais.

O espaço acabou fechando 50 anos após a sua inauguração, mas em 2002 foi reaberto, mantendo preservado todo o glamour original, com grandes salões e lustres de cristal.

O Grande Hotel oferece um tour histórico e atrações para as famílias que ali se hospedam.

Complexo hídrico

O Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e engloba a Fonte Dona Beja, de água radioativa, e a Fonte Andrade Júnior, com águas sulfurosas, que está na frente do hotel. Todas elas ficam próximas ao Grande Hotel e valem a visita.

O Grande Hotel também ficou famoso por suas termas e funciona como um verdadeiro spa, oferecendo banhos terapêuticos de águas sulfurosas e de lama, muitas massagens, acupuntura, sauna e duchas, tudo com propriedade terapêutica.

3. Natureza

Araxá também é procurada para a prática de atividades de aventura. A cidade é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, repleto de cachoeiras, paredões de pedra e trilhas pela mata.

No município é possível encontrar passeios de caiaque, para curtir a natureza do parque, e aventurar-se de Stand Up Paddle pelas águas cristalinas locais.

4. Gastronomia

Uma das principais características de Minas Gerais é a gastronomia, e Araxá não fica de fora desse conceito. A cidade é famosa por seus queijos, que já ganharam inúmeros prêmios no país. É possível encontrar queijos curados, frescos, condimentado com café, entre outras variedades.

Outra característica de Araxá são as cachaças, que são verdadeiros atrativos turísticos da região. É possível fazer passeios por toda a produção da bebida e degustá-la.

Os doces são um caso à parte e também merecem destaque. Em toda a cidade há lojas de doces com produções próprias. Os mais famosos são os doces de leite, de compota e em pedaços.

Os atrativos turísticos garantem desenvolvimento econômico e sustentável, que poucas cidades interioranas possuem, garantindo atividades interessantes também para moradores.

Onde morar em Araxá

A cidade de Araxá possui bairros em desenvolvimento e com boas oportunidades para sair do aluguel e comprar um imóvel próprio. Um exemplo é o São Geraldo, que é central e próximo a comércios como supermercados, farmácias, bancos etc. Novos empreendimentos estão surgindo na região.

Conhecer a história e informar-se sobre as características da cidade são passos fundamentais para tomar a decisão de adquirir um imóvel. Dados sobre segurança, economia e infraestrutura devem sempre ser observados.

Agora que você já conhecer as razões para sair do aluguel em Araxá e comprar um imóvel, entre em contato com a ViaSul e fique por dentro dos novos empreendimentos imobiliários na região.