Está cada vez mais raro ver boas notícias na televisão ou nos jornais. O que normalmente se tem são reportagens policiais descrevendo assaltos, assassinatos, corrupções e as variantes desses delitos.

Em grandes centros, as pessoas acuadas pela violência urbana estão procurando por alternativas que ofereçam o máximo de tranquilidade possível. Uma das soluções encontradas é a segurança em condomínio, sobre a qual falaremos a respeito ao longo deste texto.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando!

Quais são os diferenciais da segurança em condomínios?

Certamente, se você está considerando comprar um imóvel em um condomínio, uma de suas preocupações é justamente a segurança. Como um condomínio pode oferecer mais segurança para você e para sua família?

Para responder a essa pergunta, é necessário olhar mais de perto cada um dos principais diferenciais desse tipo de imóvel. Confira alguns a seguir.

Muros

Naturalmente, espera-se que um condomínio tenha muros altos, um sistema para impedir que intrusos possam pulá-lo — como arames farpados ou cerca elétrica —, além de serem resistentes e opacos, para que ninguém vigie o que você está fazendo quando estiver no seu interior.

Por essas características, o condômino pode dormir sossegado com a certeza de que nenhuma pessoa não autorizada entrará nas dependências do condomínio nem estará vigiando o que ele faz ou deixa de fazer nos momentos em que estiver em casa.

Portaria 24 horas

Existem as portarias que contam com um porteiro que confere a entrada e a saída de todas as pessoas, e as guaritas eletrônicas, que exigem uma chave de acesso para liberar a entrada no condomínio.

Essas soluções, por si só, já resolvem inúmeros problemas. Como a entrada de pessoas é restrita, uma mínima quantidade de estranhos será encontrada no interior do local, o que facilita a identificação e o controle das pessoas.

O porteiro — físico ou eletrônico —, para permitir que alguém que não more no endereço passe pela guarita, precisa de uma autorização da família que essa pessoa quer visitar. Por exemplo: se você marcou um almoço em um domingo com um amigo em sua casa, você precisará deixar o porteiro ciente dessa visita.

Do ponto de vista da segurança, isso é muito importante, pois, uma vez que as ruas do interior do condomínio não são públicas, é preciso fazer o controle de quem entra e quem sai.

Câmeras de segurança

Você deve estar se perguntando: como uma câmera pode aumentar a segurança de um local? A resposta é simples. Qualquer oportunista que queira entrar em uma propriedade privada pensará duas vezes se ela for vigiada por câmeras.

Isso porque nenhum deles quer ser identificado e procurado pelas autoridades, o que é mais fácil se o local for monitorado por câmeras.

Quais são as vantagens de ter sistemas de segurança dentro do condomínio?

Os diferenciais de segurança que foram apresentados até aqui são de suma importância para que a família não tenha que se preocupar com as notícias que vê nos jornais a respeito de assaltos e outros crimes.

Entretanto, além desses diferenciais, podemos listar várias vantagens para quem opta por adquirir um imóvel dentro de um condomínio. Confira a seguir.

Segurança para as crianças

Os filhos são o motivo de maior preocupação dos pais. Em um condomínio, eles podem brincar livremente com outras crianças em áreas projetadas para elas. Além disso, os pais podem conhecer melhor os amigos de seus filhos, uma vez que estes vão morar nas proximidades.

Outro fator que envolve a segurança das crianças é o fluxo reduzido de carros nas ruas do interior do condomínio, uma vez que as vagas nas garagens são limitadas e a entrada de veículos externos é restrita.

Lazer

Alguns condomínios oferecem áreas de gastronomia, piscinas, academias, pistas de caminhada e outros atrativos.

Essas opções oferecem, além de comodidade, mais segurança aos residentes, pois diminuem a necessidade de exposição no exterior do condomínio e, consequentemente, reduz as chances de assaltos e outros riscos.

Silêncio

Ninguém gosta de ser acordado no domingo às sete horas da manhã. Quem compra uma propriedade fora de um condomínio está sujeito a esses inconvenientes, pois a rua é pública.

Vendedores ambulantes, o carro do sonho, o carro da pamonha. Todos eles trabalham batendo porta a porta ou passando em todas as ruas vendendo seus produtos. Nos condomínios, entretanto, eles não podem entrar — e o seu sono está garantido.

Além disso, as regras de condomínios são mais rígidas quanto ao barulho dos próprios moradores. Geralmente, é proibido som alto depois das 22h, o que já é uma grande vantagem em relação a quem mora em casas fora de condomínio.

Quais são os custos de ter segurança em condomínios?

A melhor parte para a maioria das pessoas é justamente essa: ter todas as vantagens de segurança e lazer e não pagar horrores por isso, pois os custos com porteiro, manutenção das áreas comuns, vigilância e outros são todos rateados, e o morador normalmente paga uma taxa de condomínio mensal.

Para falar em valores, o preço pago mensalmente varia muito. Vai depender da cidade, dos serviços oferecidos, da gestão do condomínio, das empresas prestadoras de serviços e de outros fatores. Portanto, vale a pena se informar com o corretor sobre esse ponto, uma vez que ele sairá do seu orçamento uma vez por mês.

De fato, segurança é um negócio sério e devemos nos preocupar diariamente em manter nossos familiares longe da violência. No cenário atual, vemos que são feitas poucas melhorias pelo poder público que possam mudar essa realidade no curto e no longo prazo.

Sendo assim, buscar alternativas que possam melhorar a qualidade de vida a um preço justo, nos padrões do mercado, tem sido uma opção considerada por muitos.

Ao optar por morar em um condomínio residencial, a família terá a segurança desejada, acompanhada de um pacote de vantagens que não existiria em outras modalidades de imóveis.

E então? Gostou de saber a importância de morar com mais segurança em condomínio? Então, entre em contato com a ViaSul Engenharia e receba uma proposta.

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert