Com a abertura do capital e do mercado brasileiro, o governo criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat — PBQP-H. Seu objetivo é tornar a indústria da construção mais competitiva com a concorrência externa, por meio da modernização e industrialização do setor, elevando a qualidade das empresas de engenharia. A partir dessa necessidade, também foi criado o Sistema de Avaliação de Conformidade — SiAC/PBQP-H.

Assim, o SiAC é uma parte inclusa do PBQP-H, que analisa se as empresas prestadoras de serviços e obras da construção civil estão aplicando a gestão da qualidade adequadamente, de acordo com as normas presentes na ISSO 9001.

Quer entender mais sobre esse assunto, as vantagens e a relação entre as certificações? Então continue a leitura!

O que são os sistemas de avaliação da qualidade de empresas de engenharia

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade que tem como principal objetivo otimizar os processos para que os produtos e serviços sejam desenvolvidos com maior agilidade, qualidade e satisfação ao cliente. Contudo, a ISO é aplicada a todos os tipos de empresa e segmentos industriais.

A fim de detalhar seus processos e documentação de forma aplicada, foram criadas certificações e normas focadas no setor da construção civil. Portanto, o PBQP-H e o SiAC têm como base a ISO 9001. Entenda melhor: 

PBQP-H

O PBQP-H é um instrumento criado pelo governo com a finalidade de aumentar a competitividade da indústria da construção civil — e dessa forma reduzir o déficit de moradias no Brasil — por meio da melhoria da qualidade dos serviços prestados, redução dos custos e otimização dos recursos. Para isso, visa:

  • avaliar a conformidade das empresas de construção civil, tanto na prestação de serviços quanto na execução de obras;
  • melhorar a qualidade dos materiais;
  • estimular a melhoria da qualificação da mão de obra;
  • normatizar os procedimentos executivos;
  • incentivar a incorporação de tecnologias e inovações;
  • aumentar a informação ao consumidor e a comunicação entre os setores diversos da construção civil.  

O PBQP-H é estruturado em três sistemas, sendo cada um deles responsável por uma parte. São eles:

  • SiAc — avalia a conformidade dos serviços, obras, construtoras e empresas de construção civil;
  • SiNAT — avalia o desempenho dos sistemas construtivos;
  • SiMAC — avalia a qualidade e desempenho dos materiais de construção.

SiAC

O SiAC é um dos sistemas do PBPQ-H, sendo o principal para as construtoras e demais empresas de construção civil. Ele apresenta abrangência nacional e detalha a ISO 9001 com foco nas construtoras e empresas, mantendo sempre a transparência e o sigilo.

Além disso, apresenta evolução continuada por meio de níveis de avaliações que são modificados ao longo do tempo, progressivamente, para auxiliar as empresas a se anteciparem e se adaptarem às mudanças do setor.

Como as certificações impactam as empresas

As certificações de qualidade impactam as empresas em diversos aspectos. Veja abaixo os principais:

  • controle de materiais — com o controle da qualidade dos materiais, as empresas evitam desperdícios e problemas construtivos;
  • crédito bancário e possibilidade de financiamentos — para que as empresas participem do programa “Minha Casa Minha Vida”, é necessário ter o PBQP-H;
  • maior eficiência dos projetos — com a otimização dos processos, os recursos são utilizados de forma mais otimizada, produtiva e, consequentemente, o custo é menor e o prazo é cumprido;
  • maior precisão — com o controle da qualidade, a redução dos erros é significativa e, com isso, o prazo, custo, quantidade de materiais e demais planejamentos são mais precisos e otimizados, elevando a vantagem competitiva.

Qual a importância das certificações na qualidade dos imóveis

Os imóveis executados dentro das normas de qualidade são realizados com processos normatizados, mão de obra capacitada, materiais de qualidade e com processos bem desenvolvidos. Dessa forma, o resultado é um imóvel com qualidade superior e com um valor mais competitivo, sendo benéfico tanto para as empresas quanto para os clientes.

Por isso, o gerenciamento da qualidade de empresas de engenharia, proporcionado pelo SiAC/PBQP-H, são tão importantes para a evolução da construção civil no Brasil. Afinal, melhoram a qualidade dos imóveis e sua durabilidade, reduzindo desperdícios e o déficit habitacional.

Gostou deste texto? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert