Atualmente, a tecnologia está presente em quase todos os setores da sociedade, concorda? Em vista disso, por que ela também não estaria auxiliando a escolha na compra de uma casa ou apartamento?

Assim sendo, já existem algumas formas de usar a tecnologia para comprar imóvel, como aplicativos de busca, acompanhamento de obra, simulação de financiamento e, até mesmo, visitas a distância utilizando simuladores de realidade virtual.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada? É justamente sobre isso que falamos neste post. Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Sites de imóveis

De acordo com a pesquisa Think Real Estate with Google 2013, divulgada pela revista Exame, 60% dos processos de compras de imóveis ocorrem na internet e a partir do uso de sites imobiliários. Antes de o cliente sair de casa atrás de uma propriedade, ele navega por sites que podem facilitar essa escolha.

Por isso, os sites com anúncios de imóveis são tão fundamentais para quem quer vender seu imóvel. Empresas especializadas na compra e venda de casas e apartamentos investem cada vez mais em páginas completas na internet, com boas imagens do imóvel e informações necessárias, pois sabem que essa é uma forma de atrair clientes.

Outra vantagem desses sites é a possibilidade de filtrar a busca. De forma facilitada, você escolhe localização, tamanho, quantidade de quartos, vagas de garagem, valor do condomínio e preço do imóvel e desperdiça menos tempo na procura.

Aplicativos para celular

Via celular, há empresas que disponibilizam aplicativos que permitem acompanhar o andamento da obra sem sair de casa. Por meio dessa ferramenta, é possível ver fotos da evolução da construção e, até mesmo, informar-se sobre questões financeiras, como segunda via de boletos, assistência técnica, extrato financeiro, atendimento, entre outros.

Reprodutor de planta de imóveis

Imagine entrar em um ambiente e conseguir reproduzir a planta do imóvel pelo celular? O aplicativo MagicPlan registra as medidas do espaço e, a partir da geolocalização, informa de forma automática a localização do imóvel. O mais interessante dessa ferramenta é conseguir projetar móveis e reformas para que o interessado visualize como seria o imóvel dos sonhos.

Simulador de financiamento

As instituições financeiras também têm buscado facilitar a vida do consumidor. Para isso, foram criadas ferramentas que simulam os custos de financiamentos de imóveis. Com elas é possível comparar taxas de juro, condições de pagamento e opções de linha de crédito. Além disso, também é viável contar com serviço de consultoria online.

Sites de registro de imóveis

Processos que antes eram realizados apenas pessoalmente agora podem ser feitos online. Agora, é possível fazer apresentação da certidão de matrícula do imóvel ao banco e registro em cartório do contrato de compra e venda do imóvel assinado pelo comprador e pelo vendedor.

Óculos de realidade virtual

Tecnologias como a realidade virtual (VR) permitem que o cliente visite imóveis de seu interesse sem sair do lugar. A tecnologia é inovadora e possibilita economia de tempo e de dinheiro, já que evita deslocamentos.

Usar a tecnologia para comprar imóvel já é uma realidade e, sem dúvida, ela é uma aliada na escolha da propriedade ideal. Em todos os casos, para fazer uma boa escolha, é preciso estar atento sobre a importância de sempre negociar com empresas com credibilidade no mercado.

Agora que você já conheceu as inovações do mercado imobiliário e o avanço da tecnologia, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades no setor!