Comprar um imóvel e sair do aluguel pode ser o seu próximo passo para a independência financeira. Entretanto, é necessário planejamento. Afinal, são muitas decisões importantes e, mesmo no melhor dos cenários, a casa é um investimento alto. Portanto, é necessário fazer um bom planejamento financeiro e analisar cuidadosamente as opções de pagamento, para ter certeza de que, ao adquirir o imóvel, você fará um bom negócio.

Quer saber mais sobre como se planejar para alcançar o sonho da casa própria? Confira nossas dicas!192

Faça um planejamento financeiro

Planejar-se financeiramente é o passo mais importante para adquirir a casa própria. Lembre-se de que o imóvel é um investimento considerável e, portanto, vai demandar alguns sacrifícios, pelo menos até que você consiga pagar a casa por completo.

Um bom planejamento inclui traçar um plano de economia. Nele, deve constar duas hipóteses: a positiva e a negativa. Ou seja, você precisa calcular em quanto tempo, no mínimo e no máximo, conseguirá o dinheiro necessário para quitar a casa.

Para isso, pense em quanto dinheiro você consegue juntar mensalmente, na melhor e na pior das hipóteses. Depois, considere o valor que está disposto a investir no imóvel. E, por último, faça a conta de quantos meses demoraria para conseguir juntar esse valor. Lembre-se que o planejamento precisa levar em conta seus custos, despesas e receitas.

Decida a forma de pagamento do seu imóvel

Como já dissemos, comprar uma casa é um investimento considerável. Por isso, é preciso decidir qual forma de pagamento será utilizada na aquisição do seu imóvel. A esse respeito, existem três opções:

  • financiamento bancário: é uma das opções mais escolhidas. Afinal, os bancos têm diversas modalidades de financiamento, e adaptam as condições de prazo, juros e percentual ao poder aquisitivo e salário do comprador;
  • pagamento à vista: apesar de ser inviável para a maior parte das pessoas, é uma ótima opção. Comprar à vista oferece uma possibilidade maior de negociação do valor, descontos etc. Além disso, você não terá que pagar juros para o banco;
  • financiamento com a construtora: algumas construtoras fazem financiamento de imóveis. Apesar de oferecerem um prazo menor que o dos bancos, têm mais flexibilidade nas condições de pagamento.

Analise as três opções cuidadosamente e escolha a que melhor se encaixa com a sua realidade financeira.

Tome cuidado com parcelamentos

Se você, como a maior parte das pessoas, não tem o dinheiro para quitar a casa por completo, isso não é um grande problema. Apesar dos juros, o financiamento é o caminho escolhido por grande parte dos compradores, por ser mais viável.

Porém, alguns cuidados são necessários na hora de avaliar o melhor financiamento para você. É essencial escolher um plano que se adapte à sua renda mensal, e sempre tomar cuidado com o valor das parcelas. Afinal, assumir uma dívida com a qual você não consegue arcar pode acabar mal!

Para fugir desse problema, confira como o valor das parcelas vai afetar a sua vida. Uma boa técnica é pensar nesse valor como um “aluguel”. Pergunte a si mesmo qual o valor máximo que você pode desembolsar mensalmente, sem afetar o pagamento de outras contas como água, luz, internet e cartão.

Analise o mercado imobiliário

Por último, é essencial avaliar como está o mercado imobiliário. Isso porque os preços variam de acordo com as fases: recuperação, expansão, excesso de ofertas e recessão. É preciso levar em conta a fase do mercado, afinal, caso os preços estejam mais altos que o normal, talvez valha a pena esperar um pouco antes de fazer o investimento.

Mas, se você tem interesse em comprar um imóvel em 2019, saiba que esse pode ser o momento certo. Existem várias análises favoráveis, em que os especialistas dizem que, já que os últimos anos foram ruins para o mercado imobiliário, o próximo será melhor.

Seguindo essas dicas, com certeza o processo de compra do seu imóvel será muito mais tranquilo e seguro. Além disso, você terá a certeza de que está fazendo esse investimento no melhor momento e nas melhores condições possíveis!

Gostou das dicas de planejamento financeiro para adquirir a casa própria? Então, confira também como a tecnologia pode ajudar você na escolha do melhor imóvel!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert