É muito comum ver pessoas encontrarem dificuldades para decorar apartamentos pequenos. Por exemplo, comprar móveis sem antes ter medido os cômodos e estudado minimamente o ambiente ou, simplesmente, usar cores indevidas nas paredes são erros que podem agravar o problema da falta de espaço.

Porém, para tudo há solução, não é verdade? Saiba que é possível, sim, fazer decoração de apartamento funcional, sem grandes preocupações. Continue por aqui e veja mais sobre o assunto. Vamos mostrar dicas bastante práticas que vão ajudá-lo na decoração da sua casa. Confira?

Afinal, o que não fazer na hora de decorar um apartamento pequeno?

Antes, vale a pena destacar alguns erros que muitos cometem na decoração de um  apartamento pequeno para que quando for a sua vez você tome os devidos cuidados e realize a tarefa da melhor maneira possível.

Uso de móveis grandes

Não adianta tentar colocar móveis muito grandes em um ambiente pequeno. Eles podem não caber nos cômodos e isso pode atrapalhar a circulação das pessoas. Portanto, seja bem realista e meça todos os cômodos antes de comprar seu sofá, sua poltrona, mesa, e cama.

O ideal é deixar cerca de uns 60 cm livres entre cada móvel, para que sobre um espaço para circulação. E, por fim, escolha móveis bem simples, que sejam funcionais.

Exagero na quantidade de objetos

Tudo que é colocado em excesso pode acabar por comprometer o espaço, além do fato de que um número grande de objetos pode causar a sensação de que o imóvel é bem menor do que realmente é

O ideal então é planejar bem a sua decoração para não deixar os cômodos sobrecarregados. Invista no minimalismo. Coloque peças de destaque, que revelem a sua personalidade e aproveite melhor e com estilo os espaços.

Como fazer a decoração de apartamento funcional?

Cores claras

Não é recomendável utilizar cores muito escuras em apartamentos pequenos. As cores claras, por outro lado, são aliadas de apartamentos mais compactos por causarem uma sensação de amplitude. Aposte em tons mais claros e neutros, tanto para as paredes do apartamento quanto para os pisos e alguns móveis.

Espelhos

Os espelhos também ajudam a causar uma sensação de que o espaço é mais amplo por conta do reflexo. Mas, para aproveitar bem essa ideia, o ideal é colocar um espelho que cubra inteiramente a parede. Se você colocar vários quadros com espelhos, por exemplo, vai criar uma confusão mental e sobrecarregar ainda mais o ambiente.

Móveis planejados e de multiuso

Outro ponto que pode ser explorado é o investimento em móveis planejados, uma vez que eles são feitos sob medida; ou seja, os móveis são colocados de acordo com a medida exata de cada cômodo do apartamento. Para completar, você também pode procurar por móveis que sejam multiuso, isso reduz a necessidade de utilizar vários móveis para diversas finalidades.

Por último, vale destacar que você pode integrar a cozinha com a sala de estar ou jantar e assim reduzir o número de paredes. Ambientes integrados, além de ampliarem os espaços, ajudam a criar um visual mais moderno e um clima bastante aconchegante e proporcionam mais conforto para você, sua família e suas visitas.

E aí? O que achou do nosso conteúdo? Gostou de aprender como fazer a decoração de apartamento funcional? Gostaria de ver mais conteúdos como este? Então curta a nossa página no Facebook para continuar nos acompanhando!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert