Saiba mais sobre a cidade de Ananindeua /PA

3 minutos para ler

Ananindeua é uma das cidades mais populosas do Pará. Ela está localizada a cerca de 20 km da capital. Originado do tupi, o nome do município foi criado com base na grande quantidade da árvore Anani — uma espécie produtora de resina de cerol, muito utilizada para lacrar fendas de embarcações antigamente —, presente em todo o território.

Inicialmente conhecido como “Cidade Dormitório”, o município só começou a crescer significativamente após a inauguração da BR-010 (Belém-Brasilia), em 1960, quando as indústrias se estabeleceram ao longo da rodovia.

Quer conhecer mais sobre a cidade de Ananindeua? Basta continuar a leitura!

Área e número de habitantes

De acordo com o último censo do IBGE, atualmente Ananindeua tem cerca de 471.980 habitantes, sendo considerada a segunda cidade mais populosa do estado — ficando atrás apenas de Belém.

O território se estende por 190,5 km². Já a densidade demográfica é de 2 785,3 habitantes por km².

Pontos turísticos

Parque Seringal

Um dos pontos turísticos mais visitados na cidade é o Parque Seringal, primeiro museu de Ananindeua.

Inaugurado em 2012, o Parque Seringal é uma Unidade de Conservação importante ecologicamente e faz parte do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), do Ministério do Meio Ambiente, e do Cadastro Nacional de Museus, pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura.

O parque tem cerca de 12 mil m² e fica localizado no bairro do Coqueiro, no conjunto Cidade Nova VIII.

Os visitantes têm bastante espaço livre para o lazer. Além disso, o parque oferece lanchonetes, academia ao ar livre e espaços para a observação do ambiente de preservação ecológica.

Ilhas

Há 14 ilhas localizadas perto de Ananindeua. Entre as mais conhecidas estão: João Pilatos, Santa Rosa, Viçosa, Boa Esperança e Igarapé Grade.

Praticamente todas as ilhas são habitadas por pequenos povos. Elas funcionam como centro de reprodução da diversidade biológica da Floresta Amazônica, portanto, os turistas podem se preparar para conhecer um ambiente muito bem cuidado.

Há vários festivais famosos que recebem centenas de visitantes, principalmente nas ilhas de Boa Esperança, Sorocaba e Macaxeira.

Benefícios de morar na cidade

Qualidade de vida

A qualidade de vida no município é uma das principais características que fazem as pessoas morarem em Ananindeua.

Além de lazer, por meio das festas temáticas e pontos turísticos, a cidade se destaca devido à cultura, segurança, saúde e bem-estar. Todos que desejam uma vida tranquila e saudável se encantam pelo local.

Educação

A educação é mais um fator que vem crescendo bastante na cidade. Cada vez mais o município tem investido no ensino de qualidade, com acesso a todos os jovens. 

Segurança

A segurança dos moradores aumentou após a criação do “Em Frente Brasil”, Projeto Piloto do Governo Federal. Nesse projeto, há a participação de mais de 100 homens da Força Nacional atuando por toda a cidade.

Além disso, em Ananindeua, também há a “Operação Tolerância Zero”, garantindo mais tranquilidade para os bairros.

Agora que você sabe mais sobre Ananindeua, deve ter percebido as vantagens de morar na cidade. Caso esteja pensando em comprar ou alugar um imóvel na região, você pode conhecer o próximo lançamento da ViaSul em Ananindeua e começar a planejar sua mudança!

Interessado? Então, conheça o Altos do Maguari!

Você também pode gostar

Deixe um comentário