Warning: file_get_contents(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/viasul/blog.viasul.com/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4561-ch4-v38.calzlk.com): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/viasul/blog.viasul.com/index.php on line 2

Warning: include(/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336): failed to open stream: No such file or directory in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336): failed to open stream: No such file or directory in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(): Failed opening '/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php72/root/usr/share/pear') in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786
7 dicas para fazer um jardim vertical com a sua cara no apê

7 dicas para fazer um jardim vertical com a sua cara no apê

7 dicas Jardim Vertical
6 minutos para ler

O jardim vertical se tornou uma tendência no design de interiores contemporânea e proporciona benefícios que vão além da beleza. Trata-se de uma estrutura que proporciona maior conforto, bem-estar e ainda melhora a temperatura ambiente.

Nesse sentido, ter um jardim vertical no imóvel é uma excelente alternativa para integrar o verde da natureza na decoração de uma forma inovadora. A boa notícia é que esse projeto pode ser adaptar a qualquer espaço, inclusive em apartamentos.

Você se interessou pelo assunto? Neste post vamos apresentar informações relevantes para mudar a cara do seu apê! Continue lendo e veja 7 dicas para criar um jardim vertical incrível no seu apartamento!

O conceito de jardim vertical

O jardim vertical, ou jardim suspenso, é uma estrutura que adapta plantas nas paredes internas de um imóvel. Consiste em uma técnica para criar um espaço verde com espécies organizadas de forma vertical, integrando a natureza na decoração do ambiente.

Apesar de ser um conceito antigo, o método de jardim vertical se popularizou nos últimos tempos e se tornou uma tendência. Principalmente, por ser extremamente bonito e se adaptar bem a qualquer tipo de imóvel, desde casas a apartamentos.

As vantagens do jardim vertical

Ter plantas no apartamento proporciona diversos benefícios para o ambiente e todas as pessoas que convivem no imóvel. Por essa razão, o jardim vertical é uma alternativa interessante e que traz vantagens relevantes para o dia a dia.

Algumas das principais são:

  • redução de ruídos externos;
  • melhora da qualidade do ar;
  • melhor isolamento térmico;
  • sensação de bem-estar;
  • melhora a decoração.

Em vista disso, o jardim vertical é mais que apenas um instrumento de decoração, mas também contribui para a qualidade de vida dos moradores. Tudo de forma acessível e personalizada, devido a grande variedade de espécies e estruturas.

7 dicas para fazer um jardim vertical

Embora seja uma estrutura simples, desenvolver um jardim vertical é uma atividade que exige certo planejamento. É preciso considerar alguns fatores para fazer um jardim personalizado e de acordo com as características do seu apartamento.

Nesse sentido, planejar tudo com antecedência vai ajudar a otimizar os custos e evitar prejuízos para alcançar os objetivos da melhor forma. Além de facilitar a escolha das espécies e estruturas para ter um jardim sempre saudável e bonito.

Veja a seguir, as principais dicas para fazer o jardim vertical no seu apartamento!

1. Defina bem o espaço

Antes de tudo, é preciso analisar o imóvel e identificar o melhor espaço para criar o jardim vertical. Para isso, considere a sua decoração e defina um local em que há boa circulação do ar e luz indireta, que são requisitos importantes para o cultivo das espécies.

2. Adquira os materiais

Após escolher o espaço para o jardim, é o momento de tirar as medidas para adquirir os materiais necessários para a estrutura. O mercado oferece diversos produtos, por isso, pesquise bastante para encontrar itens específicos para o seu jardim.

3. Escolha a estrutura

A escolha da estrutura do jardim vertical é decisiva para o sucesso do cultivo, inclusive em relação aos cuidados periódicos. Sendo assim, avalie e escolha uma estrutura que se encaixe perfeitamente no seu apartamento e proporcione praticidade para manter tudo sempre bonito e saudável.

4. Selecione as plantas

As plantas para o jardim vertical são inúmeras e você deve considerar seu gosto pessoal para direcionar as decisões. Além disso, é indispensável estudar cada espécie para saber se vão se adaptar perfeitamente ao clima do seu apartamento e você vai saber exatamente como regar e cuidar.

Algumas das sugestões mais comuns para o jardim vertical são as seguintes:

  • Aspargo-rabo-de-gato;
  • Barba-de-serpente;
  • Brilhantina;
  • Chifre de veado;
  • Cactos e suculentas;
  • Colar-de-pérolas;
  • Dedo de moça;
  • Dinheiro em penca;
  • Flor-batom;
  • Flor-de-maio.
  • Hera-inglês;
  • Jibóia;
  • Lambari-roxo;
  • Liríope;
  • Orquídeas.

Antes de escolher as plantas, faça uma pesquisa e veja fotos sobre elas para identificar as que mais combinam com o seu perfil. Essa decisão é extremamente importante e vai impactar em todos os sentidos, seja no design, investimento e cuidados.

5. Escolha boas opções de vasos

Os vasos são cruciais para garantir o correto desenvolvimento das plantas e contribuir para o design do jardim, por isso, merecem atenção especial. Sendo assim, avalie bem cada opção disponível no mercado e adquira opções padronizadas e de qualidade.

6. Realize a instalação

Com toda a estrutura definida, vasos, espécies e sistema de irrigação, é o momento para realizar a instalação do seu jardim vertical. Apesar de ser um procedimento simples, avalie a segurança e contrate um profissional para executar com precisão e eficiência.

7. Cuide adequadamente todos os dias

Para manter o seu jardim saudável e com uma aparência incrível é indispensável cuidar das plantas diariamente. Portanto, verifique a frequência correta para regar, fazer a adubação e a poda para usufruir de todos os benefícios de um jardim no apartamento.  

Buscar inspirações para criar seu jardim é essencial

As possibilidades para ter um jardim do jeito que sempre quis são inúmeras, com muitos tipos de plantas, formatos e design. Dessa forma, você vai encontrar todo tipo de material e estilo no mercado, o que levanta muitas dúvidas.

Nesse contexto, a melhor forma de ter ótimas ideias é buscando inspirações em modelos prontos, disponíveis em muitas páginas na internet. É uma excelente forma para avaliar decorações e se inspirar em modelos criados por profissionais especialistas.

Além disso, você também terá a oportunidade de ver dicas precisas sobre as melhores formas para tratar e manter seu jardim bem cuidado. Por isso, é um apoio importante para ficar por dentro do assunto e garantir o desenvolvimento perfeito das suas plantas.

O jardim é muito mais que apenas um elemento decorativo, mas uma estrutura que proporciona benefícios importantes para quem mora no apartamento. Em vista disso, construir uma estrutura personalizada vai ajudar a ter satisfação e bem-estar.

Como pode notar, ter um jardim vertical no apartamento é mais simples do que muitos pensam e proporciona benefícios essenciais. Portanto, siga nossas dicas para criar um espaço personalizado e encantar a todos na sua família e convidados.

Gostou de saber como criar um jardim vertical com a cara do seu apartamento? Agora que viu informações relevantes, o que acha de divulgar para seus amigos? Não perca a oportunidade e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário