Warning: file_get_contents(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/viasul/blog.viasul.com/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4561-ch4-v38.calzlk.com): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/viasul/blog.viasul.com/index.php on line 2

Warning: include(/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336): failed to open stream: No such file or directory in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336): failed to open stream: No such file or directory in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(): Failed opening '/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php72/root/usr/share/pear') in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786
Decoração minimalista: o que é e como fazer no seu apartamento

Decoração minimalista: o que é e como fazer no seu apartamento

6 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar que “menos é mais”, e esse é o lema da decoração minimalista, que é famosa por sua simplicidade e elegância. Ela ganhou fama em meados da década de 60, época em que muitas pessoas haviam perdido quase tudo o que tinham devido aos desastres da Segunda Guerra.

Os móveis e itens de decoração começaram a perder suas curvas, deixando o ambiente com aparência mais clean e reta — sem aquela quantidade exagerada de elementos enfeitando os cômodos, como era antes desse período —, e foi então que o estilo ganhou personalidade em diversos espaços.

Se você está buscando um estilo que deixe o seu apartamento com a sensação de mais organizada e sem exageros nos elementos que compõem sua decoração, não deixe de conferir o nosso material. Aqui, daremos ótimas dicas para que você possa decorar seus cômodos de forma inteligente, minimalista e sem gastar muito. Confira!

Por que escolher esse tipo de decoração?

A decoração minimalista é perfeita para quem deseja aproveitar melhor o espaço que possui em seu apartamento, uma vez que esse estilo permite reduzir a quantidade de objetos expostos, deixando o ambiente mais produtivo e equilibrado com apenas o que é necessário.

Além disso, ela permite uma melhor organização dos itens, tornando mais fácil manter o cômodo arrumado e melhorando a sensação de bem-estar no ambiente. Com isso, também é possível economizar tempo na hora da limpeza, uma vez que serão menos elementos para tirar do lugar e limpar.

Mas o benefício da decoração minimalista é o consumo consciente, fazendo com que se torne um hábito viver com menos. Não apenas em relação a enfeites e porta-retratos, como também a peças de roupas, utensílios e equipamentos.

Como fazer uma decoração minimalista?

Existem algumas técnicas que são fundamentais para que se consiga alcançar um resultado realmente minimalista em sua decoração. Confira, portanto, a nossa lista com 5 dicas extremamente importantes para que você aproveite ao máximo o estilo em seu apartamento.

1. Mantenha no ambiente só o que é funcional

Como já mencionamos, a ideia central da decoração minimalista é transmitir o mínimo de informações possíveis. Isso quer dizer que, quanto menos elementos você tiver à vista no ambiente, melhor! Por isso, mantenha visível apenas os itens que forem funcionais para você.

Para quê deixar na estante todos aqueles enfeites que você ganhou de aniversário? Além de acumular poeira, esses itens podem deixar o ambiente sobrecarregado. A dica, então, é arrumar um espaço em um armário reservado para este fim. O mesmo serve para os utensílios de cozinha que ficam espalhados por aí e que você quase nunca usa.

2. Utilize um mesmo padrão de cores

Assim como em qualquer outro estilo de decoração, as cores possuem um forte efeito no ambiente — e na minimalista isso não poderia ser diferente. Elas devem ser muito bem estudadas, uma vez que cada cômodo pede uma tonalidade diferente.

Mas, no geral, o interessante é que se dê preferência às tonalidades básicas, como o branco, bege, azul e suas variações. Por serem cores mais neutras, não carregam o ambiente e dão mais liberdade na hora de escolher os demais itens para compor a sua decoração.

3. Planeje o espaço para cada item

Um bom planejamento é essencial em qualquer área de nossas vidas, e na hora de produzir um estilo de decoração minimalista, este deve ser um dos primeiros itens a serem considerados.

Por isso, analise cada item que realmente seja essencial no ambiente e em qual local e posição ele deverá ser colocado para aproveitar ao máximo o espaço que você tem disponível. O importante é que você se sinta confortável e não precise realizar grandes esforços para realizar as atividades.

4. Utilize espelhos e texturas

Existem alguns elementos que podem causar um efeito extraordinário na sua decoração minimalista, como os espelhos e texturas. Isso porque eles dispensam o uso de enfeites e muitos quadros pendurados nas paredes, deixando o ambiente com aparência de ainda mais organizado.

O espelho também pode ser usado como técnica para dar a impressão de um ambiente maior, caso o cômodo seja muito pequeno. Além disso, com os reflexos, pode ajudar a deixar o local mais iluminado, aproveitando mais da luz natural e economizando na conta de energia.

5. Aposte em móveis simples

A mobília também deve conversar com o restante da decoração. Por isso, para garantir um apartamento com estilo minimalista, aposte em móveis com poucos detalhes. Mas atenção! Eles devem ser cuidadosamente escolhidos para não obstruir passagens e nem dificultar as demais atividades diárias.

Móveis inteligentes são uma ótima opção para compor a sua decoração minimalista, como a cama futon, pufes e cabideiros, que além darem um charme, são muito úteis para o dia a dia. Mas caso adquirir mobília nova, nada impede que sejam feitas reformas nos que você já possui, como trocando a estampa de um sofá ou pintando uma mesa de centro.

Quando devo utilizar esse estilo?

Como vimos, a decoração minimalista é ideal para pessoas que se sentem bem em lugares que transmitem sensação de um ambiente bem organizado. Então, se você está passando por uma reforma e se identifica com esse perfil, essa é a hora de implementar o estilo em seu apartamento.

No entanto, se você está buscando melhorar seu senso de organização, adotar esse tipo de decoração pode ser um bom começo. Isso porque uma das primeiras perguntas a serem feitas na hora de decorar é: eu preciso disso? Se a resposta for “não”, então você já sabe o que deve fazer.

É importante salientar que um ambiente com decoração minimalista exige, mais que qualquer outro, que esteja sempre limpo e com os elementos no lugar para garantir um melhor resultado.

Agora que você já sabe como aplicar a decoração minimalista em seu apartamento e quais são os benefícios disso, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Dessa maneira, você poderá contribuir para que seus amigos também adotem o estilo e conquistem um lar organizado e aconchegante.

Você também pode gostar

Um comentário em “Decoração minimalista: o que é e como fazer no seu apartamento

Deixe um comentário