Porto Alegre/RS: o que é preciso saber sobre a cidade?

4 minutos para ler

Com menos de 300 anos de existência, Porto Alegre é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil em diversos rankings. Capital de um estado conhecido por abrigar imigrantes europeus desde o século XIX, a cidade hoje oferece uma rica oferta gastronômica por conta dessa influência.

Cercada pelo lago Guaíba, a diversificação marca sua geografia, com morros elevados e um arquipélago de 16 ilhas. Com elevado índice de ocupação em comparação a outras regiões do país, a cidade tem atraído muitas pessoas que querem morar na capital. O boom imobiliário dos últimos anos colabora para atraí-las.

Quer saber um pouco mais? Entenda o que é preciso descobrir sobre a cidade de Porto Alegre!

Porto Alegre tem as estações bem definidas

O clima da capital gaúcha é considerado subtropical úmido. Com uma grande variação anual de temperaturas, que podem ficar entre 2ºC e 35ºC, Porto Alegre apresenta as estações bem definidas. Essa definição do inverno, verão, outono e primavera é diferente do que acontece em muitas regiões do Brasil, onde a temperatura não chega a variar mais de 30 graus. No inverno, pode cair até neve, enquanto o verão é bem quente.

A capital gaúcha tem recebido muitos investimentos imobiliários

A capital do Rio Grande do Sul tem recebido, nos últimos anos, altos investimentos imobiliários. Empreendimentos, como vilas, condomínios de casas ou apartamentos e centros comerciais têm surgido em vários bairros. Com isso, a oferta de financiamento de imóveis cresceu. A construção civil também é uma atividade de destaque no setor secundário na cidade, ao lado da indústria de tecnologia. 

É considerada uma das melhores capitais do país para se viver

Em um ranking realizado pela consultoria Macroplan sobre as melhores capitais do Brasil para se morar, Porto Alegre ficou em décimo lugar. Com ruas arborizadas, lazer e ótima oferta gastronômica, a qualidade de vida oferecida é alta.

 Além disso, no Ranking Smart Cities 2017, a cidade ficou em quinto lugar em matéria de inovação e tecnologia, sétima em saúde e em oitava no quesito empreendedorismo. E, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) de 2017, Porto Alegre é a terceira melhor cidade grande para se viver depois dos 60 anos de idade.

Porto Alegre reúne diversas praças e ruas arborizadas

A capital do Rio Grande do Sul se destaca pelas suas áreas verdes públicas. Com um total de 667 praças em seu território, conta ainda com 8 parques, incluindo o famoso Parque da Redenção, 3 Unidades de Conservação e o Parque Natural Municipal Saint’Hilaire.  

Outro dado positivo é que existe uma boa distribuição dessas áreas no território: entre 94 bairros, 83 contam com tais espaços ao ar livre. O Jardim Itu é o bairro com a maior área relativa de praças.

O município tem a rua mais bonita do mundo

Uma rua de Porto Alegre detém o título de Rua Mais Bonita do Mundo. É a Rua Gonçalo de Carvalho, entre os bairros de Floresta e Independência. Toda a extensão do logradouro é coberta por imensas árvores tipuanas, uma espécie de copa muito densa e ampla. A rua recebe muitos turistas e conta com um serviço de arborização exclusivo. Em 2006, foi decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre.

Agora que você conheceu um pouco mais Porto Alegre, que tal planejar uma visita à capital gaúcha? Se está pensando também em se mudar de sua região em busca de mais ofertas de trabalho e qualidade de vida, considere a possibilidade de morar na cidade. Pesquise sobre empreendimentos imobiliários e consulte ofertas nos melhores bairros.

Gostou de saber mais sobre a capital gaúcha? Se quiser saber mais sobre as melhores cidades brasileiras para se viver e investir em imóveis, cadastre-se agora mesmo em nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário