Warning: file_get_contents(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/viasul/blog.viasul.com/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4561-ch4-v38.calzlk.com): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/viasul/blog.viasul.com/index.php on line 2

Warning: include(/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336): failed to open stream: No such file or directory in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336): failed to open stream: No such file or directory in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786

Warning: include(): Failed opening '/home/viasul/blog.viasul.com/wp-content/cache/wp-rocket/blog.viasul.com/12-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2020/7-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2019-jpeg/151336' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php72/root/usr/share/pear') in /home/viasul/blog.viasul.com/wp-includes/class-wp.php on line 786
Decoração de banheiro: 7 dicas que servem para social e suíte

Decoração de banheiro: 7 dicas que servem para social e suíte

decoração de banheiro
7 minutos para ler

Mais que agregar beleza, a decoração de banheiro deve oferecer apoio às atividades realizadas nesse ambiente. Nesse sentido, as suítes — geralmente integradas ao quarto do casal — tendem a ser maiores e mais bem equipadas que os banheiros sociais, afinal, são usadas com frequência para a higiene pessoal dos moradores.

Muitos banheiros sociais, inclusive, não contam com área de chuveiro. Nesses casos, eles também são conhecidos como lavabos, ou seja, locais destinados à higiene rápida das visitas. Seus itens básicos costumam englobar pia, vaso sanitário e um espelho.

Independentemente das diferenças de tamanho e configuração dos banheiros, saiba que é possível deixá-los mais bonitos e agradáveis. Foi pensando nisso que trouxemos 7 dicas que servem para a decoração de banheiro social e de suíte. Confira!

1. Cores neutras e espelhos

Uma ótima solução é apostar nas cores neutras porque elas valorizam ambientes grandes e pequenos. Tons como branco e bege, por exemplo, são capazes de ampliar banheiros sociais compactos ou que parecem muito apertados. Também podem dar a impressão de que as suítes são ainda maiores, trazendo elegância e um toque moderno.

O ideal é aplicar tonalidades claras e suaves nas principais áreas, como piso, teto e paredes. O efeito de amplitude pode ser potencializado com a adição de um grande espelho ou com várias peças pequenas. Quanto mais superfícies neutras sendo replicadas pelos reflexos, maior a chance de se obter o aspecto de banheiro clean.

2. Detalhes com pastilhas

Quer adicionar informação no banheiro sem carregar o visual? Então aposte nas pastilhas! Essas pecinhas são encontradas em diversas cores e formatos, o que permite criar detalhes diferenciados nas paredes, pisos e até na bancada da pia. Se forem aplicadas sobre um fundo neutro (primeira dica do post), o resultado fica ainda melhor.

São várias as possibilidades de efeitos para compor seus banheiros com pastilhas:

  • faixas: criação de linhas verticais, horizontais ou diagonais;

  • pontos focais: preenchimento de uma área específica que você queira destacar (ex: borda do espelho, fundo de nicho, piso do box);

  • painel: cobertura de uma parede inteira do banheiro;

  • complementos: detalhes discretos no rodapé, sancas ou tampo da bancada;

  • mosaicos: composições geométricas ou desenhos orgânicos;

  • pontilhado: aplicação de pastilhas escuras de maneira dispersa ou alinhada, criando o efeito de chuva;

  • degradê: uso de pastilhas com diferentes cores para compor um degradê que varia de tons claros para mais escuros (ex: bordô, vermelho, laranja).

3. Plantas na decoração de banheiro

Para quem já cultiva plantas dentro de casa, essa dica pode parecer muito simples. Porém, não basta apenas mudar os vasos de lugar, afinal, nem todas as espécies se adaptam às condições encontradas nos banheiros (umidade e variações constantes de temperatura).

O ideal é buscar flores e folhagens mais rústicas e que não exijam tanto trabalho de manutenção. Entre as opções estão orquídeas, bambus e bromélias, que podem ser mantidas em recipientes fixados na parede, sobre o gabinete ou sob a bancada (se for flutuante).

Agora, se você não tem muita paciência para cuidar das mudinhas, invista na decoração com plantas artificiais. Já existem réplicas perfeitas no mercado, feitas com materiais de qualidade e que imitam cada detalhe das pétalas, caules e folhas.

4. Elementos funcionais

Além das louças e metais sanitários, os banheiros também precisam de mobiliário sob medida e de alguns elementos funcionais. A combinação é fundamental para garantir conforto aos moradores e visitantes. Nesses ambientes, o item principal costuma ser um gabinete com armários ou uma bancada equipada com portinhas e gavetas.

Porém, se o espaço é pequeno e você precisa de mais compartimentos para guardar produtos e aparelhos, a dica é apostar nas prateleiras e nichos. Essas são peças fáceis de instalar e que se adaptam a banheiros sociais e suítes. Para complementar, não deixe de incluir ganchos, suportes e revisteiros — eles proporcionam comodidade e facilitam a organização dos objetos.

5. Enfeites aromáticos

Além de poder decorar gastando pouco, você provavelmente deseja um banheiro sempre limpo e cheiroso, certo? Pois bem, para isso, basta enfeitá-lo com itens aromáticos. Escolha velas coloridas, monte um arranjo de incensos, customize sachês ou crie seu próprio difusor em um belo recipiente. Veja como é fácil:

  • velas aromáticas: procure modelos grandes e com o aroma de sua preferência. Você pode colocá-las dentro de bandejas preenchidas com flores ou pétalas;

  • sachês: misture pasta de gesso com um pouco de água-de-colônia até obter uma massa. Corte-a em pequenos pedaços e distribua dentro de sachês amarrados com fita. Eles podem ser mantidos dentro de armários ou sobre a pia;

  • difusor: em uma embalagem de vidro, coloque 1 xícara de álcool, 1 colher de sopa de cravo e 10 gotas de sua essência favorita. Misture e finalize mergulhando 8 palitinhos de madeira no líquido. Mantenha o difusor sobre a pia, nicho ou prateleira.

Todos esses elementos vão perfumar e enfeitar banheiros sociais e suítes. Em um lavabo, você ainda tem a opção de preencher vidros com canela em pau, cravos ou uma mistura de ervas secas. Como o ambiente não tem chuveiro, não gera o vapor que seria capaz de estragar esses materiais.

6. Tecidos combinados

Uma excelente maneira de repaginar a decoração de banheiro é cuidar da escolha dos tecidos. A cada troca dos tapetes e toalhas, procure fazer combinações harmônicas de cores e estampas. A vantagem é que tudo pode ser feito rapidamente e sem gastos adicionais.

Por exemplo: ao optar por um jogo de tapetes azul-marinho, que tal preencher um cesto com toalhas brancas e que tragam estampas em azul-claro? Perceba que a cor de base é a mesma, mas aparece em diferentes intensidades (da mais suave à mais escura).

Outra opção é utilizar cores análogas, ou seja, que permitam compor um degradê. Nesse caso, você poderia apostar em tapetes vermelhos e intercalar toalhas laranjas e amarelas (fazendo um mix de tons quentes).

7. Luz natural e artificial

Ambas são importantes e devem ser valorizadas na decoração de suítes e banheiros sociais. Para tirar proveito da luz natural, evite manter objetos no peitoril da janela. Se achar necessário (e se as normas do prédio permitirem), você também pode realizar uma reforma para ampliar a abertura e, com isso, arejar o ambiente.

Outra dica é priorizar o vidro transparente na janela. Ao contrário dos modelos foscos e coloridos, ele não filtra a luz do sol e permite que ela chegue com maior intensidade no espaço interno.

Com relação à iluminação artificial, existem vários recursos disponíveis. Se a ideia é manter o banheiro com um aspecto mais moderno, aposte nas lâmpadas que emanam luz branca. Já quem prefere uma atmosfera aconchegante ou intimista (principalmente em suítes) deve escolher a luz amarelada.

Viu como é fácil aproveitar os mesmos truques em ambientes distintos? Com um pouco de criatividade e inspiração, você terá condições de compor uma decoração de banheiro social ou de suíte incrível.

Se gostou deste artigo e não quer perder as próximas publicações, curta o nosso perfil no Facebook e no Instagram e siga nosso canal no YouTube. Por lá, também compartilhamos ideias que podem ser úteis para você!

Você também pode gostar

Um comentário em “Decoração de banheiro: 7 dicas que servem para social e suíte

Deixe um comentário